O Flamengo divulgou na semana passada números sobre o programa Nação Rubro-Negra que ficaram ofuscados pelo fim do Campeonato Brasileiro e a inauguração do novo Ninho do Urubu. Passado esse momento, o MRN revisita esses números, que retratam a realidade até a última sexta-feira, 9 de dezembro.
O NRN tem sócios em todos os Estados brasileiros. Em mais de um jogo, todos os Estados já estiveram representados no Maracanã, sendo o último deles a partida contra o Corinthians, que marcou a reabertura do Maracanã para jogos de clubes após quase um ano de indisponibilidade. Os estados que têm mais sócios-torcedores são, depois do Rio, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo – locais onde o Flamengo mandou jogos ao longo da temporada enquanto o Maracanã estava fechado. Ainda há sócios-torcedores em ao menos oito países de quatro continentes: Estados Unidos, Canadá, Chile, Reino Unido, França, Portugal, Suíça e Tailândia.
Apesar dessa capilaridade, o programa de sócio-torcedor do Flamengo ainda tem números modestos se comparados aos de outros clubes – o time de maior torcida do Brasi é apenas o sétimo no ranking de sócios-torcedores, com pouco mais da metade dos associados do líder Corinthians. O Flamengo diz que, ao contrário de outros clubes, mantém o cadastro atualizado – o torcedor que deixa o programa é imediatamente excluído da conta. A expectativa é que com a participação do Flamengo na Copa Libertadores, haja um novo boom de sócios-torcedores como os que aconteceram na final da Copa do Brasil e na reabertura do Maracanã este ano.
O MRN analisou os borderôs das quatro partidas realizadas no Maracanã neste Campeonato Brasileiro. O maior número absoluto de sócios-torcedores presentes foi contra o Corinthians (28.187), mas a maior participação em relação ao público total foi na despedida, contra o Santos, quando os 21.230 sócios-torcedores presentes representaram 65% do público pagante rubro-negro – proporção inferior apenas aos 72% de sócios-torcedores na final da Copa do Brasil-2013 (os borderôs detalhados da Libertadores 2014 jamais foram divulgados, então aqueles três jogos são excluídos dessa conta). Caso alguns jogos importantes da Libertadores 2017 sejam confirmados para a Arena da Ilha, é razoável supor que possa haver um jogo com 100% de sócios-torcedores entre o público pagante.
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.