O Flamengo venceu o Goiás por 1×0 neste sábado (21), no Maracanã. A partida foi válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro 2022. Pedro fez o gol rubro-negro aos 16 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, o Mais Querido soma nove pontos em sete jogos.
O Flamengo teve um bom primeiro tempo, com intensidade e várias chances de gol criadas. O resultado de 1×0 não traduziu o controle do Rubro-Negro sobre o Goiás. O segundo tempo, porém, foi de declínio físico dos principais jogadores e alguns sustos. A torcida vaiou o time ao final partida, xingou o Presidente Rodolfo Landim e cantou o nome do Mister Jorge Jesus. Veja como foi a partida.
Leia Mais: Rodrigo Caio abre o jogo sobre crise do Flamengo e dispara: ‘Somos homens’
1º Tempo – Paciência para vencer a retranca
O Flamengo entrou em campo pensando em fazer gols. Paulo Sousa deixou um volante no banco e armou o time com Hugo, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo, Ayrton Lucas; Wilian Arão, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Gabigol, Pedro e Bruno Henrique.
Com a bola sete jogadores tentavam furar a retranca do Goiás de Jair Ventura. Sem a bola, todo mundo defendendo. Foi comum ver os homens de frente dando combate até a linha da área do goleiro Hugo.
O jogo começou um pouco confuso, mas aos poucos o Flamengo foi achando o caminho. Principalmente pela direita, com Matheuzinho dando o apoio necessário e fazendo uma triangulação infernal com Gabigol e Everton Ribeiro.
Foi assim que o gol surgiu, aos 16 minutos. Gabigol achou um passe lindo de três dedos para o lateral, que cruzou na pequena área, à meia altura. Pedro, centroavante nato, escorou de esquerda. Flamengo 1×0 Goiás.
Quem achou que o Goiás ia sair depois de tomar o gol, errou. Quer dizer, o esmeraldino até saiu um pouco, na velocidade de Apodi. Mesmo assim, Jair Ventura manteve o 5-4-1 no lugar para não tomar um caminhão de gols e transformar o segundo tempo em amistoso. Na única chance mais clara, Pedro Raul bateu para fora de dentro da área aos 29.
Já o Flamengo seguiu trocando passes com paciência para tentar achar uma brecha. Pablo colocou a bola para dentro de cabeça aos 22, mas o juiz marcou falta no goleiro Tadeu. Aos 31, Gabigol recebeu de Pedro dentro da área e bateu fraco para defesa de Tadeu.
Aos 44, mais uma boa chance. Gabigol, o garçom do jogo, achou Bruno Henrique invertido na direita e acertou cruzamento perfeito. O camisa 27 acertou de primeira, mas a bola saiu fraca. Tadeu fez outra grande defesa.
Os times foram para o intervalo com o Goiás falando em resistir a pressão do Flamengo. Pedro, autor do gol do Flamengo, disse: “Foi um bom 1º tempo. Controlamos o jogo e conseguimos fazer um gol. Agora é voltar para o 2º tempo para ampliar o placar. Vencer é o mais importante.”
2º Tempo – Declínio físico e vaias
Jair Ventura voltou para o 2º tempo desfazendo a linha de cinco na defesa e colocando o Goiás um pouco mais à frente. Para piorar, o Flamengo mostrou seu já conhecido declínio físico na segunda etapa. A partir dos 20 minutos, o time não conseguiu mais competir com o Goiás.
Foram apenas quatro arremates a gol, dois para defesas fáceis do bom goleiro Tadeu e duas bolas para fora. Paulo Sousa tentou dar oxigenação ao time, com Andreas Pereira no lugar de Everton Ribeiro aos 28. Entraram também João Gomes no lugar de Gabigol e Lázaro na vaga de Bruno Henrique aos 34. Mesmo assim o Flamengo manteve o ritmo baixo.
Enquanto isso, o Goiás ia se assanhando. Teve chances de pouco perigo aos 25 e aos 37. Mas foi aos 44 que a torcida do Flamengo prendeu a respiração quando Apodi escapou livre depois de trombada com Pablo e bateu por cima do gol na cara de Hugo. Ufa!
Depois disso, a torcida se irritou e começou a vaiar e pedir raça e comprometimento. No fim do jogo, não deu para esconder o descontentamento dos torcedores. Perguntado, Rodrigo Caio disse: “Feliz pela partida. Sabemos da dificuldade do Campeonato Brasileiro. Quanto às vaias da torcida, temos que fazer o nosso trabalho. Jogar bem, ganhar jogos. É o que está sob o nosso controle.”
O Flamengo soma agora 9 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro 2022. São duas vitórias, três empates e duas derrotas em sete jogos. O Rubro Negro volta a campo na terça-feira (24) contra o Sporting Cristal, pela última rodada do Grupo H da Libertadores. Pelo Brasileiro, o próximo compromisso é com o Fluminense, no Maracanã, dia 29 de maio.
Flamengo x Goiás – Lance a Lance
1º tempo
5’ – Ayrton Lucas bate por cima do gol da quina esquerda da área.
8’ – Bruno Henrique recebe de Everton Ribeiro na esquerda, corta para o meio e vate de fora. Tadeu defende.
16’ – GOL DO FLAMENGO- Gabigol estica linda bola para Matheuzinho na direita, que cruza na pequena área. Pedro escora para o gol vazio. Fla 1×0 Goiás
22’ – Arrasca bate falta da frente da area Bruno Henrique escora de cabeça da esquerda para a pequena área e Pablo se choca com Tadeu e a bola entra. Falta.
29’ – Pedro Raul (GOI) finaliza de esquerda de dentro da área, para fora.
31’ – Gabigol estica bola na esquerda para Pedro que devolve no facão para Gabigol, que bate de esquerda. Tadeu defende.
33’ – Bruno Henrique abre bola para Gabigol, que cruza da esquerda para Pedro, que não alcança a bola na pequena área.
37’ – Arrascaeta bate falta da esquerda. Zaga rebate. Gabigol cruza da direita e Pablo raspa de cabeça para fora.
41’ – Depois de longa posse de bola, Arrascaeta acha Matheuzinho na direita, que cruza para Gabigol cabecear para fora.
44’ – Gabigol acha Bruno Henrique na quina direita da área, que bate de primeira. Tadeu defende para escanteio.
45’ – Amarelo para Bruno Henrique
2º Tempo
2’ – Everton Rubeiro bate falta da direita. Tadeu defende.
4’ – Gabigol acha Bruno Henrique na esquerda que invade a área e cruza. Zaga corta para escanteio.
5’ – Arrascaeta bate escanteio da esquerda e Pablo escora no segundo pau. Tadeu defende.
10’ – Bruno Henrique domina bola na frente da area e bate por cima do gol.
25’ – Goiás cruza da esquerda. Apodi cabeceia para fora.
28’ – Andreas Pereira no Everton Ribeiro.
34’ – João Gomes no Gabigol e Lazaro no Bruno Henrique.
37’ – Dadá cruza da esquerda e Hugo defende.
43’ – Andreas bate escanteio da esquerda e Pedro escora por cima do gol.
44’ – Apodi bate por cima cara a cara com Hugo.
47’ – Thiago Maia no Arrascaeta