Depois de consecutivos erros e a derrota em casa na última quinta (26), o Flamengo voltou a quadra na tarde deste sábado pelo jogo 3 da série final do NBB. Com melhor rendimento desde o início, a equipe rubro-negra conseguiu garantir a vitória e abriu vantagem na série.
Diante dos resultados, o Flamengo pode ser campeão já no próximo sábado (4), em Marília, onde será disputado o jogo 4 da série. Caso não vença fora de casa, o Flamengo decidirá o título dentro de casa, ao lado de sua torcida. O local será o mesmo dos jogos anteriores da série final: a Arena Carioca 2 servirá de palco para a decisão do título, caso seja necessária a realização do jogo 5.
O Flamengo sabia da importância da vitória e entrou mais ofensivo na partida. Desde o início do primeiro quarto, já tentou ir para o ataque, tentando garantir a vitória em casa. A primeira bola do jogo uma cesta de 3 pontos de Marquinhos, já mostrava que o ala, segundo melhor pontuador rubro-negro na partida, estava em dia inspirado. No primeiro período, os destaques do Flamengo foram Marquinhos, Rafa Luz e Meyinsse, com 7 pontos cada, o mesmo número de pontos feitos por Robert Day do lado adversário. O Flamengo garantiu a vantagem no quarto e terminou o período vencendo por 26 a 20.
O segundo quarto foi o mais equilibrado dos períodos. O Bauru conseguiu entrar um pouco mais no jogo e diminuiu a vantagem conquistada pelo Flamengo nos 10 minutos iniciais da partida. Marquinhos voltou a ser um dos destaques no período, fazendo 5 pontos, 1 a menos do melhor pontuador rubro-negro no período: JP Batista garantiu 6 pontos tendo 100% aproveitamento nos arremessos do quarto. Com 3 assistências e 1 toco dado, Rafa Luz voltou a se destacar e foi importante para manter o Flamengo à frente no placar. Pelo Bauru, Murilo comandou a recuperação da equipe visitante e marcou 10 pontos no período, que terminou com o placar de 46 a 41.
No terceiro quarto da partida, o Flamengo teve seu melhor desempenho na partida e abriu também a maior vantagem no placar, com 17 pontos de frente. Ronald Ramon teve ótimo aproveitamento e se destacou no período: com 78,6% (11/14) o dominicano foi o nome do terceiro quarto. Rafa Luz se manteve importante na equipe e conseguiu boa pontuação no período, garantindo 6 pontos para o rubro-negro. Já o Bauru teve sua pior atuação no jogo e marcou apenas 16 pontos, com a dupla Alex e Leo Meindl marcando 5 pontos cada. Em uma linda bola de 3 de Ronald Ramon, o Flamengo conseguiu fechar o período pelo placar de 74 a 57.
O último quarto foi também o mais tenso do jogo para o Flamengo. Com um desempenho inferior aos quartos anteriores, o Flamengo viu a grande vantagem construída ir por água abaixo. Apesar disso, o Flamengo se manteve a frente do placar e conseguiu garantir a vitória na partida. Marquinhos foi o melhor pontuador rubro-negro no período e garatiu 7 pontos para o Flamengo, mas o grande destaque do quarto ficou no time adversário: com 14 pontos no período, Alex foi o nome de Bauru e conseguiu acabar com a vantagem construída até então pelo time rubro-negro. Com um polêmico lance no final do jogo, em que o juiz deu bola presa e a posse de bola acabou ficando com o Flamengo, a equipe rubro-negra aproveitou os lances livres a seu favor na reta final e garantiu a vitória com o placar de 89 a 84.
O jogo 4 da série final, com mando do Bauru, ocorrerá em Marília, no Estádio Neusa Galetti. A partida ocorrerá no próximo sábado (4) às 14h10, mesmo horário em que o jogo 3 foi realizado. Em caso de vitória rubro-negra, o Flamengo levanta seu quarto caneco do NBB fora de casa, já que com a vitória no jogo 3 o rubro-negro abriu 2×1 na série final do NBB8.
Em contrapartida, caso o Bauru vença o próximo confronto, um novo jogo entre as equipes ocorrerá na Arena Carioca 2 no dia 11 de junho às 14h10.
Cestinhas
Flamengo – Ronald Ramon – 21 pontos
Bauru – Hettsheimeir – 20 pontos
Assistências
Flamengo – Rafa Luz – 6 assistências
Bauru – Paulinho – 5 assistências
Rebotes
Flamengo – Rafa Luz – 6 rebotes
Bauru – Jefferson – 12 rebotes