MRN Informação | Leandro Chagas — O Flamengo encara nesta terça-feira (11) o Únion La Calera, em Santiago, no Chile. Para consolidar de forma antecipada a classificação para as oitavas de final, o Rubro-Negro precisará mandar para longe um retrospecto bem ruim na competição em jogos disputados em solo chileno.
Leia também: Adriano Imperador vai às lágrimas ao descobrir homenagem na Calçada da Fama do Maracanã
Das seis partidas jogadas por lá na principal competição de times do continente, o Flamengo perdeu cinco vezes, tendo apenas um triunfo. Para piorar, a única vitória em questão teve um gosto amargo. Em 2010, o time carioca bateu a Universidad de Chile por 2 a 1, no jogo de volta das quartas de final, em partida lembrada de maneira dolorosa por muitas flamenguistas por conta de um golaço de Montillo.
Por ter perdido por 3 a 2 no Maracanã, o Fla acabou sendo eliminado do torneio, por conta dos gols marcados pela “La U” no confronto no Rio.
Leia mais: Zico imagina dupla com Gabigol e compara trio do Flamengo ao ‘MSN’ do Barcelona
Vale ressaltar que no retrospecto geral contra chilenos, incluindo partidas no Brasil e o tira-teima da final de 1981 contra o Cobreloa, disputado no Uruguai, o desempenho do Rubro-Negro melhora bastante. Em 14 jogos, foram sete derrotas, um empate e seis vitórias. Veja abaixo (partidas no Chile estarão em destaque):
1981: Flamengo 2×1 Cobreloa (Final) (Maracanã)
1981: Cobreloa 1×0 Flamengo (Final) (Chile)
1981: Flamengo 2×0 Cobreloa (Final – partida disputada em Montevidéu)
2002: Flamengo 1×3 Universidad Católica (fase de grupos) (Maracanã)
2002: Universidad Católica 2×1 Flamengo (fase de grupos) (Chile)
2010: Flamengo 2×0 Universidad Católica (fase de grupos) (Maracanã)
2010: Universidad do Chile 2×1 Flamengo (fase de grupos) (Chile)
2010: Flamengo 2×2 Universidad do Chile (fase de grupos) (Maracanã)
2010: Universidad Católica 2×0 Flamengo (fase de grupos) (Chile)
2010: Flamengo 2×3 Universidad do Chile (quartas) (Maracanã)
2010: Universidad do Chile 1×2 Flamengo (quartas) (Chile)
2017: Universidad Católica 1×0 Flamengo (fase de grupos) (Chile)
2017: Flamengo 3 x 1 Universidad Católica (fase de grupos) (Maracanã)
2021: Flamengo 4 x 1 Unión La Calera (Maracanã)
Última vitória no Chile foi pela Sul-Americana
Após ser eliminado de forma traumática na Libertadores de 2017, o Flamengo teve como prêmio de consolação a disputa da Copa Sul-Americana. Estreando direto na segunda fase da competição, o time da Gávea foi até Santiago, no Chile, e goleou por 5 a 2 o pequeno Palestino, em duelo disputado no Estádio San Carlos de Apoquindo. Vale destacar que no ano anterior, a equipe chilena tinha tirado os cariocas do torneio de forma surpreendente.
No jogo de volta, no Maracanã, o Mais Querido meteu mais 5 a 0, se “vingando” e consolidando a classificação para a fase seguinte, em uma campanha que terminou com o vice-campeonato do torneio.
Desfalques contra o Unión La Calera
Para o duelo contra o La Calera, o técnico Rogério Ceni terá muitos desfalques. Diego Alves, Rodrigo Caio, Renê, Gérson e Michael não viajaram para o Chile e estão fora da partida. O goleiro teve uma fibrose e ainda não se recuperou totalmente.
Já o zagueiro segue em tratamento para tentar retornar a tempo de disputar a final do Campeonato Carioca. O volante Gerson sofreu lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda. E por fim, Renê teve uma lesão muscular na coxa direita, enquanto Michael sofreu uma lesão na panturrilha esquerda.
Unión La Calera e Flamengo se enfrentam nesta terça-feira (11), às 21h30, no Estádio Municipal Nicolás Chahuán Nazar, em La Calera, no Chile. Além da possibilidade de consolidar antecipadamente a classificação para as oitavas de final, o Rubro-Negro também pode garantir a primeira colocação do grupo G. Para isso, Vélez e LDU precisam empatar.
Siga o jornalista Leandro Chagas no Twitter e no LinkedIn.
Ajude o MRN a fazer jornalismo rubro-negro. Clique aqui e seja apoiador.