O Flamengo conheceu seus adversários na fase de grupos da Libertadores. O Mengão enfrentará os estreantes Aucas e Ñublense, além do argentino Racing. A estreia do Flamengo será já na próxima semana, contra o Aucas, em Quito. Portanto, o time terá uma longa viagem entre as duas partidas da final do Campeonato Carioca.
Além dos cerca de 6.620 quilômetros para ir e voltar da capital equatoriana, os jogadores do Flamengo terão que enfrentar a altitude de 2.850 metros. Esses fatores devem aumentar o desgaste dos jogadores rubro-negros antes de uma final importante contra o Fluminense.
Leia mais: Landim justifica ‘cláusula de estabilidade’ para o Flamengo em modelo da Libra
Sendo assim, Vitor Pereira pode preparar um esquema especial para a primeira partida na Libertadores. Afinal, muitos jogadores do Flamengo sofreram problemas musculares recentemente. O caso que mais preocupa é o de Arrascaeta, que deixou jogo contra o Vasco com dores no púbis e no músculo adutor da coxa.
Ainda não há data confirmada para a partida entre Aucas e Flamengo no Equador. A Conmebol disponibilizou três datas da próxima semana para os jogos do torneios: terça-feira (3), quarta (4) e quinta (5). A entidade sul-americana deve oficializar a data em breve.
Fluminense também fara viagem antes de enfrentar o Flamengo
Adversário do Flamengo nas finais do Carioca, o Fluminense também está na Libertadores 2023 e foi sorteado para o grupo D. O rival do Mengão irá estrear fora de casa contra o Sporting Cristal, do Peru. Entretanto, enfrentará viagem mais curta e uma cidade sem altitude. Para ir e voltar de Lima, capital do Peru, o Fluminense percorrerá 3.787 quilômetros.
A primeira partida da final do Carioca ganha ainda mais importância após o sorteio da Libertadores. É importante o Flamengo conquistar a vitória e ir para o jogo decisivo com vantagem. Flamengo e Fluminense se enfrentam neste sábado (1), às 20h30, no Maracanã.