A Classificação Planejada acertou os últimos dois resultados no Mengão no Brasileirão: a derrota para o Corinthians e a vitória sobre o Coritiba. Ela projeta uma vitória sobre o Juventude, próximo adversário do Flamengo, nesta quarta-feira (20). O clube busca continuar próximo do que era projetado.
O Mengão está três pontos atrás do que se imaginava. São 24 pontos, quando a tabela projetava 27 pontos nessa altura. Mas o clube recuperou bem alguns pontos que ficaram pelo caminho. Ao todo, a tabela acertou oito resultados do Mengo até aqui e algumas partidas que se esperavam uma vitória rubro-negra acabaram frustradas por tropeços flamenguistas.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
Se o Mais Querido bater o Juventude, continua três pontos atrás do projetado, já que a tabela já espera uma vitória sobre o adversário. Com isso, ao alcançar os 27 pontos, a projeção do momento seria de 30 pontos. Se o clube já tivesse os 27 pontos planejados, continuaria na mesma sétima colocação que ocupa, mas apenas um ponto atrás do sexto e quinto colocados. No momento, a distância é de quatro pontos. Já a distância para a liderança é de nove pontos e poderia ser de seis. O líder Palmeiras soma 33 pontos.
O sistema usa cálculos matemáticos para projetar resultados de jogos do Brasileirão. Além disso, a pontuação também pode ser projetada partindo destes resultados. Assim, as contas se alteram durante o curso do campeonato.
O que é a Classificação Planejada?
Desenvolvida por Henrique Machado, a Classificação Planejada prevê resultados do Brasileirão. Para isso, utilizam-se critérios matemáticos. A pontuação para garantir o título é uma delas . Para uma equipe ser campeã, necessita conquistar um ponto a mais que o vice-campeão.
O MRN calculou a pontuação média do segundo colocado do Brasileirão desde 2006. O valor encontrado foi de 68,9. Por isso, a pontuação média mínima para ser campeão é de 69,9, ou seja, 70 pontos na Classificação Planejada.
Nesse sentido, há ainda a obrigação de se ganhar em casa e a definição entre “grandes”, “médios” e “pequenos”. Muito por conta das mudanças de contextos que redefiniram equipes “grandes”, “Médias” e “pequenas”. Por isso, há um coeficiente que indica a dificuldade daquele confronto para determinada equipe. Isso baseado em quatro pilares.
- Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos
- Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos como mandante ou visitante
- Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos
- Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos como mandante ou visitante