O Flamengo enfrenta o Corinthians no Estádio Canindé, às 20h (Horário de Brasília) desta sexta-feira (3). O time Sub-20 passou em branco nos torneios nacionais durante a última temporada, por isso, vai em busca de taças em 2023. O MRN traz todas as informações sobre o jogo e a equipe de base do Mais Querido, que conta com algumas caras conhecidas do time profissional.
Werton e Ryan Luka, por exemplo, ainda atuam na categoria inferior. No entanto, nomes como Matheus Gonçalves, Matheus França e Victor Hugo, que ainda têm idade para jogar no time Sub-20, integram somente o time profissional e não participam mais das atividades da base. Veja a provável escalação para o jogo contra o Corinthians:
João Vitor; Felipe Brian, Iago, Darlan e Zé Welinton; Jean Carlos, Daniel Rogério (Dudu) e Wallace Yan; Felipe Lima (Pedrinho), Ryan Luka e Rodriguinho (Werton). O time não tem desfalques e Werton deve começar no banco de reservas. Veja a provável escalação do Corinthians:
Felipe Longo; Léo Mana, Renato, Alemão e Vitor Meer; Gabriel Moscardo, Matheus Araújo e Breno Bidon; Kayke, Juninho e Felipe Augusto (Artur Sousa).
Mario Jorge começou no Sub-13 do Flamengo
O técnico do Flamengo é Mario Jorge, nome que já ficou conhecido entre os torcedores. Isso porque quando o clube precisa, é Mario quem assume a equipe profissional de forma interina. Com Vitor Pereira treinando o time principal para a Supercopa e o Mundial, por exemplo, o técnico do Sub-20 comandou os Garotos do Ninho na estreia do Cariocão.
Mas a história de Mario Jorge no clube não começou ontem. O profissional chegou ao Flamengo em 2016 para comandar a categoria Sub-13 e, desde então, veio crescendo dentro do clube, chegando ao Sub-17. No ano passado, Fábio Matias deixou a equipe Sub-20 do Flamengo rumo ao Red Bull Bragantino. Assim, Mario subiu mais um degrau e se tornou o técnico da categoria.
Ele trabalhou com nomes como Lázaro, Noga, Reinier, bem como Matheus França. A lista vai de jogadores que já saíram ou que estão no profissional. Agora, o trabalho é com os futuros craques do Mengão, como Matheusão, Daniel Cabral, Petterson e Lorran, que vêm tendo oportunidades no time de cima. Cabral, entretanto, está lesionado.
Para a estreia contra o Corinthians, Mario comentou essa transição dos jovens para o profissional, lamentando a perda de alguns atletas, mas entendendo o processo.
“Nova temporada, né? Alguns jogadores chegando do Sub-17, outros já furaram para ir ao profissional. Que a gente consiga. Sabemos da dificuldade que é a categoria, a todo momento tendo que ceder jogadores para o time principal. Processo importante das pessoas ficarem sabendo, mas a gente entende e concorda com isso”, diz o treinador em entrevista à Fla TV.
Ryan Luka já puniu o Corinthians
O atacante de 19 anos é uma das principais peças de Mario Jorge para disputar o Brasileirão e se a estreia é contra o Corinthians, Ryan Luka resolve. O jovem fez dois gols na decisão do Brasileirão Sub-17 sobre os corintianos e deu o título ao Flamengo. A atuação lhe rendeu seu primeiro contrato profissional, ainda aos 16 anos.
Mas esse não foi o início da história de Ryan Luka com o Flamengo. O mineiro veio tentar a sorte e entrou para o time Sub-13 aos 12 anos. Ele conquistou títulos logo cedo, vencendo o Carioca da categoria e também no Sub-15, onde também conquistou a Copa Nike.
Pelo profissional, Ryan Luka já entrou em campo quatro vezes. A primeira foi em 2021, contra o América-MG, no Maracanã, e a vitória foi por 2 a 0. Além disso, repetiu o placar contra o Coritiba no mesmo ano, mas participou da derrota fora de casa para o Atlético-GO. Seu último jogo foi contra a Portuguesa, em janeiro de 2022, com vitória por 2 a 1 no Luso-Brasileiro.
Ryan Luka também falou antes do jogo contra o Corinthians: “Esse ano a preparação está sendo muito boa. Esperamos chegar e fazer um bom jogo nesse clássico contra o Corinthians. Firme, com raça, fazer um bom jogo e sair com a vitória”, declara.
Werton é rosto conhecido
Talvez o principal jogador da categoria seja Werton, que sofreu trote dos jogadores do Flamengo no profissional e teve sua cabeça raspada. O atleta já atuou pelo profissional algumas vezes e o que marca sua história é ter convivido com vítimas do incêndio do Ninho do Urubu. Werton era próximo de nomes como Christian Esmério e os laterais Jorge Eduardo e Samuel Thomas Rosa. Werton não dormia no CT porque morava perto no Ninho, em Vargem Grande, com os pais que se mudaram para apostar na carreira do jogador.
O atacante soma oito jogos pela equipe profissional e aos 19 anos tem o papel de liderar os jovens da base, já que é o mais experiente entre eles. Werton, inclusive, marcou seu primeiro gol pelo profissional em novembro de 2022, no empate em 2 a 2 contra o Juventude.
Werton quer ir para cima do Corinthians: “A gente sempre entra para ganhar o título, então a expectativa é a melhor possível. Como é estreia, tem o frio na barriga, mas levamos com muita naturalidade. É um grupo muito entrosado, jogamos juntos há anos. Esperamos fazer um bom jogo e sair com a vitória”.
Técnico do Corinthians projeta jogo contra o Flamengo
O técnico Danilo Andrade também deu seu parecer para a assessoria do Corinthians. O profissional também transpareceu nervosismo em seu time por enfrentar o Mais Querido, mas tenta contornar a situação tranquilizando os jovens.
“Estrear em um campeonato desse contra o Flamengo, um clássico logo de cara, mas tivemos uma conversa com o grupo e passei para eles. Os melhores jogos são esses, grandes, com um adversário de qualidade, e a gente está preparado para fazer uma grande estreia e sair com a vitória”, disse o corintiano.
O Brasileirão Sub-20 é um torneio novo, com apenas 16 edições. O Cruzeiro é o maior vencedor, com quatro taças, e o Flamengo quer se igualar aos bicampeões Grêmio e Palmeiras. Veja:
- Cruzeiro – 2007, 2010, 2012, 2017
- Internacional – 2006, 2013, 2021
- Grêmio – 2009, 2009
- Palmeiras – 2018, 2022
- América-MG – 2011
- Atlético-MG – 2020
- Botafogo – 2016
- Corinthians – 2014
- Flamengo – 2019
- Fluminense – 2015