Após se classificar às quartas de final da Copa do Brasil com placar agregado de 2 a 1, o Flamengo reencontra o Palmeiras neste domingo (11), às 16h, no Maracanã, dessa vez pela 22ª rodada do Brasileirão. O árbitro principal escolhido pela CBF como responsável pelo confronto é Wilton Pereira Sampaio, da Federação Goiana.
Será o primeiro jogo do Flamengo que Wilton Pereira apitará nesta temporada. Um dos árbitros mais escolhidos pela CBF e que já foi o juiz em 41 jogos do Rubro-Negro, terceiro que mais apitou na carreira, ele não é escalado para uma partida da equipe desde a 34ª rodada do Brasileirão de 2023, quando Fla empatou em 1 a 1 com o Fluminense.
➕ Gabigol responde críticas de torcedores do Flamengo: ‘Chatos’
Na ocasião, ele foi muito criticado por decisão de expulsar Gabigol após confusão em que o atacante foi agredido. Gabi fez falta em Nino já no fim do jogo, e o zagueiro do rival foi tirar satisfação. O defensor enforcou o atacante do Flamengo, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio decidiu expulsar os dois.
Na súmula, o árbitro ainda afirmou que foi Gabigol quem iniciou a confusão: “Ação ofensiva e abusiva ao ir de encontro ao seu adversário de número 33, Marcilio Florencio Mota Filho, dando uma peitada no mesmo”. Depois de nove meses ele volta a apitar partida do Rubro-Negro.
Após dois jogos entre Flamengo e Palmeiras com arbitragem de Bráulio da Silva Machado e Daronco, que possuem característica de parar muito o jogo com faltas, a CBF escala um árbitro que costuma deixar o jogo correr mais. No entanto, muitas vezes Wilton deixa de marcar faltas claras por parecer ter uma meta de não marcar muitas infrações, o que gera tanta revolta quanto os outros dois árbitros.
Além disso, vale destacar que a escala de arbitragem irritou mais os torcedores do Palmeiras do que os do Flamengo. Isso porque Wilton foi citado nominalmente pelo assistente João Martin durante coletiva pós-jogo desta quarta-feira (7). Auxiliar de Abel Ferreira usou o árbitro como exemplo para reclamar da arbitragem brasileira e das muitas vezes que é escalado para jogos da equipe.
Flamengo quer retomar liderança do Brasileirão
A partida deste domingo é fundamental para o Flamengo na briga pela liderança do Brasileirão. Primeiro porque se trata de um confronto direto contra postulante ao título, e também para evitar que o Botafogo abra mais vantagem no topo da tabela.
O Mengão tem 40 pontos e é vice-líder do Brasileiro, atrás somente do Botafogo (43) e com um jogo a menos. Para recuperar a liderança nesta rodada, o time precisa vencer o Palmeiras no Maracanã e torcer para derrota do rival contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, também no domingo. Como tem um jogo a menos, cenário dá a chance de ser o Fla quem abrirá três pontos.
Os jogadores já se representaram na tarde desta quinta-feira (8) e iniciaram a preparação para enfrentar o Palmeiras. Eles farão três sessões de treinamentos com o técnico Tite para últimos ajustes. Ainda que time tenha enfrentado os paulistas duas vezes em uma semana, o treinador deve fazer mudanças na equipe.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Ainda dá? Conheça cenários que dariam título brasileiro ao Flamengo
- Terreno, obra e Opex: entenda divisão de custos para o estádio do Flamengo projetada pela Gestão Landim
- Time com mais viradas no Brasileirão, Flamengo tem número baixo em 2024
- RMP elogia Flamengo de Filipe Luís: ‘Que diferença’
- Leo Fernández deixará o Peñarol; meia foi cogitado no Flamengo