As forças de segurança da cidade do Rio de Janeiro estão em alerta para a semana de Libertadores após as brigas entre torcedores de Flamengo e Vasco no fim de semana. Três jogos acontecerão na cidade entre quarta (18) e quinta-feira (19), envolvendo cinco brasileiros e a torcida do Peñarol, que encara o Mengão no Maracanã e é antiga rival dos rubro-negros. O jogo, aliás, será o de maior efetivo policial.
O primeiro dia de jogos contará com Fluminense x Atlético-MG, às 19h, no Maracanã, e depois Botafogo x São Paulo no Engenhão, às 21h30. Um caso raro de dois times jogando no Rio na mesma data, ainda mais em duelos contra brasileiros. Em seguida, na quinta, às 19h, o Flamengo encara o Peñarol no Maracanã.
➕ Uruguaio, Lugano faz alerta ao Flamengo sobre Peñarol
Ficou definido um contingente superior a 2 mil agentes de segurança para trabalhar no somatório dos três jogos. Além dos 900 profissionais de empresas privadas que atuam dentro dos estádios. A informação é do jornalista Rafael Oliveira, do O Globo.
Flamengo x Peñarol contará com o maior efetivo: 750 policiais do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe) e mais 90 do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável pela área. Os 840 agentes representam um contingente superior ao que foi designado para o clássico de domingo: 766.
O policiamento para Fluminense x Atlético-MG será de 670 agentes, enquanto Botafogo x São Paulo terá 470. Todos os jogos são válidos pela ida das quartas de final da Libertadores.
Histórico de Flamengo x Peñarol deixa polícia em alerta
Há grande preocupação que torcedores de Flamengo e Peñarol protagonizem briga nos próximos dias. Em 2019, uruguaios agrediram torcedores do Flamengo que estavam na praia de Copacabana e mataram Roberto Vieira de Almeida, que ficou internado mais de 10 meses tentando tratar os ferimentos.
Em 2021, quando o Flamengo foi a Montevidéu para disputar a final da Libertadores contra o Palmeiras, um torcedor do Peñarol foi preso por disparar com arma de fogo contra dois rubro-negros. Um deles foi atingido.
Nesta segunda-feira (16), a Polícia Militar se reuniu com membros do Consulado Uruguaio e da diretoria do Peñarol para tratar do esquema de segurança. Vale destacar que a Polícia Rodoviária Federal é a responsável pela escolta na chegada dos aurinegros ao Estado.
Organizada do Peñarol emite comunicado aos torcedores
A Barra Amsterdam, principal organizada do Peñarol, emitiu comunicado nas redes sociais para os torcedores que irão ao jogo contra o Flamengo. A torcida faz muitos alertas, sendo o maior para que todos fiquem juntos e “saibam aonde estão indo”. Além de afirmar que o turismo e o passeio são para outro momento.
“Antecipando o jogo de quinta-feira, pedimos a todos os torcedores que compareçam ao ponto de encontro estipulado pelo clube. Isso é para sua segurança, ir a campo sozinho é muito arriscado. É importante que saibam que este é um jogo de Libertadores. Não é sair de férias para a praia. O turismo e o passeio são para outros momentos. A barra, como sempre fez, vai ficar encarregada de cuidar de todos os torcedores. A forma que podem nos ajudar é estarem todos juntos. Tomem as precauções necessárias. Sejam inteligentes e saibam aonde estão indo.”
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Ex-jogador revive polêmica de 2019 e afirma ter jogado mais que Arrascaeta
- Galvão Bueno alerta para que Flamengo não desista do Brasileirão
- Estádio do Flamengo: diretoria define quantidade e data para venda de cadeiras cativas
- Clubes da Europa disputam Cucho Hernández com o Flamengo
- Ex-Flamengo é anunciado em clube do Amazonas