O Flamengo sofreu derrota por 3 a 2 para o Grêmio neste domingo (22), na Arena do Grêmio, em jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão. A equipe rubro-negra foi melhor em boa parte do jogo pela boa atuação individual de Garotos do Ninho, mas perdeu chances, cometeu erros cruciais e saiu de campo derrotado.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
O primeiro tempo foi de domínio e boa atuação do Flamengo desde o primeiro minuto, principalmente dos meio-campistas Lorran, Alcaraz e Matheus. Nem mesmo gol de Cristaldo para Grêmio no primeiro lance ofensivo abalou a formação recheada de jovens rubro-negros, que seguiram indo para cima e chegaram ao empate. Matheus Gonçalves marcou belo gol com assistência de Alcaraz, a primeira do argentino.
➕ Torcedores apoiam jogadores do Flamengo no Ninho; veja vídeos
Braithwaite marcou no início do segundo tempo, em cenário muito parecido com a etapa anterior, mas expulsão duvidosa de Carlinhos fez o Fla perder força ofensiva. O atacante não fazia grande jogo, mas era uma preocupação a mais para a defesa adversária. No fim, com time já espaçado e claramente desgastado pelo esforço com um homem a menos, Diego Costa marcou gol de cabeça.
Já no fim, Felipe Teresa marcou após linda jogada de Evertton Araújo, mas não foi o suficiente para o Fla buscar o empate em Grêmio x Flamengo.
Com a derrota, o Flamengo chega aos segue com 45 pontos e vê vantagem dos rivais aumentar: sete pontos do Fortaleza (52), oito do Palmeiras (53) e 11 para o Botafogo (56). Ou seja, ainda que tenha um jogo a menos, precisa de pelo menos quatro resultados para ter a chance de ser líder. Restam 12 rodadas para o fim da competição.
Como foi Grêmio x Flamengo
O meio-campo intenso e de muita habilidade formado por Lorran, Matheus Gonçalves e Alcaraz fez o domínio ser do Flamengo nos primeiros minutos. Atacando principalmente pelo lado direito, onde Wesley fez trinca com os outros dois Garotos dos Ninho, o Mengão chegou na área adversária em lances de troca de passes e movimentações. Foram duas finalizações nos primeiros seis minutos.
Apesar do bom início de jogo, foi o adversário que começou o jogo na frente. Na primeira vez que conseguiu colocar a bola no chão e trocar passes, o Grêmio abriu o placar em finalização de fora da área de Cristaldo. Mas os crias da base não se intimidaram.
O Fla seguiu dominando a partida com posse de bola e um futebol envolvente protagonizado pelo meio-campo. Faltava apenas o acerto na jogada final, o que aconteceu em jogadaça de Matheus Gonçalves aos 26 minutos. Ele recebeu passe de Alcaraz, foi para cima de Reinaldo e finalizou de perna esquerda no canto. Um bonito gol para empatar o jogo.
Pouco depois, aos 30 minutos, Carlinhos recebeu passe de Lorran para sair cara a cara com o goleiro do Grêmio. Ele ficou com a bola em condições perfeitas para finalizar mesmo errando o drible, mas Marchesín defendeu. O goleiro ainda fez boa defesa em cabeceio de Ayrton Lucas no último minuto, e o jogo foi para o intervalo empatado.
2º tempo
Filme repetido: Flamengo começa melhor, domina as ações e sofre gol em primeira ação ofensiva do Grêmio. Reinaldo invadiu a área com a bola dominada, cruzamento desviou na defesa rubro-negra e, após Matheus Cunha rebater para frente, Braithwaite fez 2 a 1 para o Grêmio no rebote.
No lance seguinte, no entanto, Carlinhos acertou o rosto de Kanneman ao tentar dar um tapa na mão do zagueiro e recebeu cartão vermelho direto. Vale destacar que o juiz Matheus Candançan estava de costas e foi avisado por um auxiliar. As imagens da transmissão mostram apenas o lance de longe e, pelo que já foi visto nesta edição do Brasileiro, não pareceu uma jogada para expulsão.
A defesa do Grêmio pôde ficar postada após a expulsão e dificultou a criação rubro-negra, que ainda tinha a posse. Mas tentar pressionar o Grêmio e empatar o jogo resultou em um Flamengo cansado nos minutos finais. E, até com certa facilidade na troca de passes, Diego Costa fez de cabeça após cruzamento de Edenílson.
Evertton Araújo teve um lampejo de genialidade já nos minutos finais, driblou todos os defensores do Grêmio e saiu cara a cara com o goleiro. A bola subiu após defesa e ficou perfeita para Felipe Teresa marcar de cabeça. Mas o Fla não conseguiu construir uma pressão final e deixou Grêmio x Flamengo derrotado.