Há exatos 96 anos, Flamengo e Vasco realizavam o primeiro clássico por competições da história de São Januário, e o jogo já deu sinais do que estaria por vir com o passar dos anos. Com gols de Nonô e Vadinho, o Mengão venceu por 2 a 1 e tirou o rival da briga pelo título carioca da temporada.
Inaugurado em abril de 1927, São Januário tinha recebido jogo entre Flamengo e Vasco apenas em uma amistoso, que o Mengão saiu derrotado. No entanto, o Mais Querido venceu a partida mais importante contra o rival no ano e a vitória por 2 a 1 fez parte da campanha do título estadual.
Leia mais: Felipe Neto ‘chora’ por gols do Flamengo contra o Botafogo e detona arbitragem
No total, o Flamengo esteve no São Januário em 153 oportunidades, sendo a maioria jogando contra o próprio Vasco. Jogando na casa do maior rival, o Mais Querido conquistou 59 vitórias, 36 empates e 58 derrotas.
Além disso, vale destacar que apesar de ser algo impensável nos dias atuais, o Flamengo já mandou partidas em São Januário. A maioria dos jogos foram nas décadas de 1940, 1950 e 1960 e a última vez que aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1996, contra o Bahia.
Torcedores do Vasco depredaram São Januário após derrotas recentes para o Flamengo
Desde 2020, o clássico entre Flamengo e Vasco não acontece em São Januário e é disputado no Maracanã ou outros estádios do Brasil. Isso porque, nos últimos anos, torcedores cruzmaltinos depredaram o estádio após derrotas para o Mais Querido.
No último confronto no estádio, pelo Brasileirão de 2020, o Flamengo venceu o jogo de virada e os torcedores do rival atiraram bombas e outros objetos dentro do campo, o que resultou em confusão com a polícia e caos dentro do estádio. Assim, as autoridades de segurança não autorizam clássicos no estádio.
Contudo, nem mesmo a retirada dos jogos foi o suficiente para poupar o estádios das depredações. Revoltados após goleada do Flamengo por 4 a 1, pela 9ª rodada do Brasileirão 2023, torcedores vascaínos foram para porta do estádio e soltaram rojões no interior.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Errata: Chapa de Bap não entrou com representação de compra de votos de Dunshee
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária