No dia 1 de Junho de 1980, o Flamengo venceu o Atlético-MG no Maracanã e conquistou seu primeiro título do Campeonato Brasileiro. Após perder o jogo de ida por 1×0, o Mais Querido deu a volta por cima para quase 155 mil pessoas e derrotou o Galo por 3×2 (o Fla levou por ter feito a melhor campanha na primeira fase). Essa conquista serviu para consolidar de vez o Flamengo como um gigante nacional.
Até essa partida, o retrospecto no Brasileiro Unificado era favorável para a equipe mineira: seis vitórias do Atlético, quatro do Fla e dois empates. No primeiro jogo da decisão, o Galo aproveitou a ausência de Zico e conseguiu vencer o duelo – marcado por confusões e provocações – pelo placar mínimo. Entretanto, os alvinegros sabiam que seria muito difícil derrotar o Mengão e a Nação Rubro-Negra no Maraca.
No jogo decisivo, Nunes recebeu assistência magistral de Zico e abriu o placar logo no começo, aos 7 minutos. Apesar da empolgação, no minuto seguinte Reinaldo marcou, deixando tudo igual. A partida então caminhava para o intervalo quando Zico, aos 44, aproveitou a finalização de Júnior e fez 2×1 para o Fla. Já no segundo tempo, com o duelo pegado, Éder Aleixo cruzou e Reinaldo empatou mais uma vez. O título estava indo para Belo Horizonte quando, aos 37 do segundo tempo, Nunes dribla o zagueiro Silvestre e marca o gol do título. Vitória do Mengão e festa no Maracanã!
Esse troféu tem grande importância por ser o primeiro da Geração de Ouro em nível nacional. Vale lembrar que quem comandava essa equipe era ninguém menos que Cláudio Coutinho, treinador considerado por muitos um dos maiores da história do Fla. Coutinho foi o mentor da equipe que viria a conquistar a Libertadores e o Mundial sob o comando de Carpegiani.