Nesta segunda-feira (28), o Conselho de Grande Beneméritos do Flamengo vai se reunir na Gávea para eleger novos sócios Eméritos, Beneméritos e Grandes Beneméritos. O presidente Rodolfo Landim está entre os inscritos para o título de Benemérito e amplo favorito para recebê-lo. Mas, às vésperas de uma eleição, há a possibilidade da disputa política influenciar a reunião.
Para ter o direito tornar Benemérito do Flamengo, o sócio precisa ter pelo menos cinco anos de serviços prestados ao clube como Emérito. Landim recebeu o primeiro título honorífico em 2019, ano que assumiu a presidência. Agora, o cumprimento do período exigido para se inscrever para a nova honraria é justamente no ano que deixará a cadeira.
➕ Landim responde vitimismo do Atlético-MG antes da final da Copa do Brasil
Ele é um dos muitos inscritos apto para ser votado no Conselho de Grandes Beneméritos para as três vagas disponíveis. Mas o baixo número de vagas não diminui o favoritismo de Landim, presidente mais vitorioso na história recente do Flamengo e muito valorizado pelos sócios também pelo que fez na sede da Gávea.
Uma não escolha de Landim para receber o título seria muito surpreendente. Entretanto, a eleição deste ano torna esse cenário minimamente possível. Afinal, o presidente do Conselho, Marcelo Antero, foi um dos assinou o pedido de esclarecimento de gastos da atual gestão no início de outubro.
Além disso, há apoiadores de candidatos que disputam a presidência com Rodrigo Dunshee (candidato de Landim) no Conselho. Principalmente de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, acusado pela campanha de Dunshee de usar o cargo de presidente do Conselho de Administração para influenciar o processo eleitoral.
Sendo assim, ainda que a probabilidade seja uma votação vantajosa para Landim receber o título de Sócio Benemérito do Flamengo, há também uma remota chance da reunião se tornar uma disputa política.
Entenda cada título, segundo o Estatuto do Flamengo:
Grande Benemérito é o Benemérito que, por período igual ou superior a dez anos, contados da data da concessão da benemerência, continuar prestando relevantes serviços ao Flamengo, a juízo do Poder competente.
Benemérito é o Emérito que, por período igual ou superior a cinco anos, contados da data da concessão da emerência, continuar prestando relevantes serviços ao Flamengo, a juízo do Poder competente.
Emérito é o associado que, por período igual ou superior a cinco anos, prestar relevantes serviços ao Flamengo, a juízo do Poder competente.
Honorário é aquele a quem este título for conferido pelo Poder competente, como homenagem especial, em atenção a assinalados serviços prestados ao Flamengo ou ao desporto nacional.
Laureado é o associado que tenha sido campeão individual durante cinco anos consecutivos, competindo pelo Flamengo; ou aquele que tenha sido campeão durante três anos consecutivos ou cinco alternados, desde que o Flamengo também tenha sido campeão na modalidade esportiva disputada nos mesmos anos pelo atleta. São condições para a outorga do laurel que o atleta permaneça, pelo menos, dez anos como filiado ao Flamengo, e que seja aprovada a sua indicação pelo Conselho Diretor.
Remido é o associado que completar cinquenta anos ininterruptos de vida associativa no Flamengo, ficando isento de pagar qualquer contribuição ao clube.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Rodrigo Mattos cita Gabigol ao questionar mau comportamento de Luiz Henrique
- Notas de Cuiabá 1×2 Flamengo: Crias se criando e zagueiros zagueirando
- De contrato novo e na mira da Europa, Lorran termina 2024 no ‘fim da fila’ no Flamengo
- Que dia o Flamengo joga? Saiba tudo sobre o próximo jogo
- Flamengo se aproxima de melhor sequência invicta desde junho