Neste sábado (1º), Flamengo e Fluminense se enfrentaram pela primeira partida das finais do Campeonato Carioca. O Mengão venceu o rival por 2 a 0 e abriu vantagem para o segundo jogo da decisão do Estadual. Os gols do jogo foram marcados por Ayrton Lucas e Pedro, ex-jogadores do Fluminense.
O Flamengo não fez bom primeiro tempo e a torcida começou a perder a paciência. No entanto, brilhou a estrela de Ayrton Lucas na segunda etapa. O lateral-esquerdo, um dos principais destaques da temporada, brilhou com gol e assistência para garantir a vitória rubro-negra na final do Carioca.
Leia mais: Dez anos depois, Flamengo volta a inverter banco de reservas tradicional no Maracanã
O jogo decisivo entre Flamengo e Fluminense será no próximo domingo (9), às 18h, também no Maracanã. Antes do segundo jogo da final, o Mengão ainda viajará ao Equador para estrear na Libertadores contra o Aucas.
Como foi Flamengo x Fluminense pela final do Campeonato Carioca
O Flamengo começou o jogo com a clara estratégia de pressionar a saída de bola do Fluminense e não deixar o rival confortável com a bola no pé. Contudo, foi o Flamengo que quase sofreu gol após erro na saída de bola. Aos 10 minutos, Gerson errou passe na defesa e Santos teve que fazer grande defesa em chute de Arias para evitar o primeiro gol do jogo.
Depois do lance de perigo, o Fluminense ganhou confiança e passou a pressionar o Flamengo. O Rubro-Negro apresentou muitas dificuldades de manter a posse de bola e, recuado no campo defensivo, passou a apostar em contra-ataques para levar perigo. Aos 29 minutos, em uma das poucas saídas, grande confusão na área do Fluminense e Pedro aproveitou rebote para quase abrir o placar, mas Fábio fez a defesa.
O Flamengo ainda teve duas chances de abrir o placar antes do fim da primeira etapa. Saída em velocidade pelo lado esquerdo com Ayrton Lucas, o lateral cruzou e Cebolinha chegou finalizando de letra, mas a zaga do Fluminense travou a finalização.
Em seguida, na última bola do tempo, Ayrton Lucas puxou novo contra-ataque e achou Matheus França. O jovem recebeu de frente para o gol, mas não conseguiu manter o equilíbrio e a bola ficou com o Fluminense. Fim da primeira etapa.
Confira também: Dez anos depois, Flamengo volta a inverter banco de reservas tradicional no Maracanã
2º tempo
O Flamengo abriu o placar logo nos primeiros minutos da primeira etapa. Aos 5 minutos, Matheus França encontrou Pedro na entrada da área, o camisa 9 ajeitou de calcanhar para Everton Cebolinha. Cebolinha observou a passagem de Ayrton Lucas e só rolou para o lateral colocar a bola no fundo da rede. Belo gol do Mengão!
Logo depois do gol, o Flamengo recuou e viu o rival ameaçar uma pressão. Assim, Vitor Pereira promoveu quatro substituições de uma vez: entraram Gabigol, Filipe Luís, Vidal e Everton Ribeiro nas vagas de Matheus França, Léo Pereira, Thiago Maia e Everton Cebolinha.
Com as mudanças, o Mengão voltou a dominar as ações ofensivas, novamente com o melhor jogador em campo: Ayrton Lucas. Linda jogada individual pelo lado esquerdo e cruzamento na medida para Pedro ampliar o placar para 2 a 0.
Após o gol o time do Fluminense se descontrolou, descontrole este, vale ressaltar, que se tornou comum nos clássicos contra o Flamengo. Samuel Xavier deu entrada violenta em Ayrton Lucas e foi expulso direto. Fernando Diniz se exaltou na reclamação e também foi punido com cartão vermelho.
E assim terminou a partida, David Luiz ainda teve chance de marcar seu primeiro gol com a camisa do Mengo, mas parou em Fábio. Vitória do Flamengo no primeiro jogo da final do Carioca!
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Allan e Carlinhos podem deixar o Flamengo em 2025
- Dirigente do Flamengo cita Cucho Hernández para jornalista
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Arena da Floresta e Sub-20
- 4 ex-Flamengo conseguem acesso à Série A do Brasileirão 2025
- Flamengo sub-20 vence Santa Cruz–AC na reinauguração Arena da Floresta