O jovem Matheus França foi o destaque do Flamengo na vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá, nesse sábado (8), na Arena Pantanal. O meia-atacante entrou no intervalo do jogo, no lugar de Mateusão. Habilidoso, França marcou o primeiro gol aos 12 minutos, mas também fez várias outras jogadas de efeito.
Com apenas 18 anos, Matheus França é visto como uma das maiores promessas das divisões de base do Flamengo desde a saída de Vinícius Júnior e Lucas Paquetá. Jogador de técnica refinada, mas que joga de cabeça erguida, ele subiu para o profissional ainda com 17 anos.
Leia Mais: Matheus França encanta a torcida do Flamengo com lance genial contra o Cuiabá; assista
A estreia no time de cima aconteceu em dezembro de 2021, na derrota por 1 a 0 para o Santos, mas aquele foi apenas o primeiro passo. Em 2022, com o português Paulo Sousa, França teve diversas chances, mas sofreu uma fratura na fíbula da perna direita no último lance da vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, na segunda rodada do Brasileirão, em 17 de abril.
Foram dois meses de recuperação, mas quando voltou, Matheus França e o Flamengo decidiram que o melhor era voltar para a base. Em 25 de junho, ele jogou contra o Botafogo, no Brasileirão Sub-20, e sobrou na turma. Em entrevista ao portal GE, França comentou a decisão.
O jovem jogador disse: “Foi um momento adaptativo porque eu tinha acabado de ter uma lesão. Junto com todo o staff do profissional, resolvemos me descer para a base para eu ter rodagem e ritmo de jogo. Foi bom para o meu desenvolvimento, para a minha evolução e para a minha volta depois dessa lesão.”
Atuação de gala contra o Cuiabá e passe de craque
Nesse sábado, Matheus França entrou no intervalo e mudou o jogo contra o Cuiabá. O gol aos 12 minutos foi o primeiro ato de uma partida que vai ficar na memória. Matheus comentou para o repórter Fred Huber sobre a importância do que fez em campo.
Ele disse: “Muito importante ter atuação como essa, mas meu foco não é só na minha atuação e sim em ajudar o time da melhor maneira possível. Muito importante para gente ter esse desenvolvimento da base subindo para o profissional com a ajuda de todos.”
Um lance em especial chamou a atenção de todos. Aos 22 minutos, Matheus França recebeu de Cebolinha dentro da área e devolveu no pé do companheiro, de letra. O jogador comentou o uso do recurso: “Foi um lance bonito. Muito importante também que ele fez uma jogada que saiu de um-dois. Ele ultrapassou, e eu pude dar um passe de letra para ele utilizando esse recurso. Foi a melhor maneira de achar o passe para ele.”