Tite é o novo treinador do Flamengo e inicia seu trabalho no Ninho do Urubu nesta terça-feira (10). O ex-comandante da seleção brasileira chega ao Mengão com muitos desafios, entre eles encerrar o ciclo de demissões de técnicos, e o histórico de 14 anos sem ser demitido mostra que Adenor pode ter sucesso.
O Flamengo não tem o mesmo técnico por um ano desde a saída de Jorge Jesus, em 2020, passou por sete treinadores no período e gastou R$ 46, 6 milhões em multas rescisórias. Valor que motivou sócios a formalizarem pedido de inquérito contra Rodolfo Landim. Além disso, vale destacar que o último treinador que começou os trabalhos em janeiro e ficou no cargo até dezembro foi Luxemburgo, em 2011.
Leia mais: Tite indica e Flamengo contrata profissional do Palmeiras
A última vez que um clube demitiu Tite foi na temporada de 2009, quando saiu do Internacional após série de tropeços. Desde então, trabalhou por Al Whada, Corinthians e seleção brasileira sem ser desligado pelas diretorias.
Em 2010, o técnico assumiu o Al Whada, dos Emirados Árabes, mas ficou apenas 45 dias e pediu para ser desligado. Na ocasião, deixou o clube asiático para assumir o Corinthians pela segunda vez na sua carreira. A passagem chegou ao fim em 2013, após decisão de não renovar o contrato, e rendeu os títulos da Libertadores e do Mundial.
Tite optou por realizar cursos e estudar na expectativa de um chamado da CBF para assumir a seleção brasileira, algo que não aconteceu em um primeiro momento. Assim, retornou ao Corinthians em 2015 e permaneceu até junho de 2016.
O treinador finalmente recebeu o convite para assumir a seleção nacional após resultados ruins de Dunga nas Eliminatórias para Copa de 2018. Adenor foi comandante do Brasil por seis anos e decidiu deixar a equipe após a eliminação da Copa do Mundo de 2022.
Marcos Braz celebra acordo com Tite
Dirigentes do Flamengo se encontraram com representantes de Tite na manhã desta segunda-feira (9) para selar o acordo. Antes mesmo do anúncio oficial do clube, o vice de futebol Marcos Braz confirmou a contratação do treinador e celebrou o acerto.
“O Flamengo está muito feliz com a nossa escolha, com a aceitação dele. Ele foi muito complacente, correto com a gente. Foram conversas diretas, retas, que eu acho que chegaram a um bom-tom e a um excelente final”, afirmou.
A diretoria entende que Tite é o nome ideal para liderar projeto de reformulação para a próxima temporada. O técnico assume o Flamengo em 2023 e busca ajudar a equipe a garantir vaga na fase de grupos da Libertadores, mas o principal objetivo do trabalho iniciar ainda este ano é ter contato com os atletas e começar 2024 com o planejamento de saídas e possíveis reforços definidos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária
- Cléber Xavier admite sobre relação de Tite e Gabigol no Flamengo: ‘Não foi harmônico’
- André Hernan atualiza negociação entre Gabigol e Cruzeiro: ‘Já está tudo pronto’
- Rodri se pronuncia sobre Vini Jr com afirmação falaciosa