Na primeira rodada da Copa do Brasil 2023, uma nova regra da CBF passou a valer nos estádios. Com o regulamento, a entidade proibiu a exibição de patrocínios, exceto nas placas ao redor do gramado. No entanto, a regra passou despercebida pelo presidente Ednaldo Rodrigues, quando assinou o Regulamento Geral de Competições deste ano.
Segundo o UOL, o presidente da CBF tomou conhecimento sobre a proibição na última quinta-feira (13). Assim que notou, Ednaldo Pereira relatou temor com o impacto que a nova regra poderá causar em questões financeiras para os estádios. Sendo assim, existe uma grande possibilidade da CBF revisar ou flexibilizar a medida.
Leia mais: Flamengo é contra CBF receber por apostas esportivas
No Regulamento Geral de Competições, mais precisamente no artigo 14, existe a prescrição que indica que “salvo disposição em contrário por parte da CBF, não será permitida a utilização das arquibancadas e/ou cadeiras para exposição de marcas comerciais”. Desde o momento da publicação, em fevereiro deste ano, a medida foi duramente criticada por gestores dos estádios brasileiros.
Isso porque, as arquibancadas e cadeiras também interferem no lucro das arenas esportivas. No Maracanã, no jogo do Fluminense na última quinta (13), a entidade exigiu uma cobertura de marcas até nos elevadores do estádio. Já no Mineirão e no Allianz Parque, propagandas em geladeiras e placas de led também estão tampadas.
Logo depois dos ocorridos, tamanha rigidez foi questionada pelo próprio presidente da CBF, que tenta dialogar com os clubes e gestores dos estádios para chegar a um novo acordo sobre a regra.
Flamengo e Maracanã tem patrocínio milionário de empresa de bebidas
Em 2021, o Flamengo renovou contrato com a Ambev, empresa do setor de bebidas. Com a renovação, o Flamengo chegou ao valor de R$ 13 milhões por ano com o patrocínio.
O acordo acontece de maneira dupla, em parceria com o Maracanã. Além da exclusividade nos produtos comercializados no estádio, com o Flamengo, a Ambev também patrocina o clube em comercialização na Gávea e placas de publicidade durante os jogos.
Portanto, o Mais Querido também pode ser um dos clubes prejudicados na nova regra estabelecida pela CBF, caso não ocorra mudanças. O próximo jogo do Rubro-Negro no Maracanã acontece neste domingo (16), às 16h, contra o Coritiba.