Torcida do Fla no Maracanã eleva a média de público do Brasileirão e, segundo PVC, resgata o verdadeiro espírito do futebol brasileiro.
36 anos depois, o país do futebol parece reviver o estado de graça que levou o Brasileirão de 1983 a ser o de maior média de público de todos os tempos. Como não podia deixar de ser, o Flamengo é o principal antídoto a eliminar a fleuma que havia afastado o torcedor dos estádios.
Paulo Vinicius Coelho, consagrado jornalista, foi ao estádio no último domingo (1) assistir, o Palmeiras ser derrotado de forma categórica pela mística que todo brasileiro conhece muito bem: Flamengo embalado no Maracanã lotado pela Nação Rubro-Negra. Encantado com o futebol do Mais Querido e, ainda sob forte influência emocional da atmosfera das arquibancadas, contou depois:
Há muitas razões claras para o sucesso do Flamengo.
A chegada de Jorge Jesus? Faz sentido. A adaptação de Gabriel a uma nova forma de jogar, que faz dele o artilheiro do Brasil e do Brasileirão? A capacidade de Bruno Henrique de colocar a bola em velocidade e carregar defesas inteiras?
Ou a junção de Gerson, melhor em campo ontem, De Arrascaeta, Filipe Luís, Rafinha: jogadores de alta qualidade, que parecem deslizar sobre o gramado do Maracanã?
Mas essa última palavra que você ouviu é parte desse cardápio. O Maracanã.
Nos últimos seis anos, muita gente falou que o Maracanã tinha perdido a alma. Que o Maracanã não era mais como antes. Que o futebol brasileiro estava perdido por causa dos preços dos ingressos caros demais.
E de repente, o futebol brasileiro tem a melhor média de público em 36 anos. Com a torcida do Flamengo pagando grande parte dessa conta.
E quando se entra no Maracanã e se olha para o lado esquerdo das tribunas, ou quando simplesmente se fecha os olhos e se ouve… Se ouve a vida do futebol brasileiro. O Maracanã é grande parte dessa recuperação do Flamengo. 61 mil pessoas de média de público na Libertadores. 48 mil no Brasileirão.
E o jogo flui. Tudo que faz sentido para fazer você sair de onde estiver para ir a um jogo no Maracanã.
O espetáculo feito pela maior torcida do mundo volta ao Maracanã no dia 14 de setembro, às 11h, quando os comandados de Jorge Jesus enfrentarão o Santos de Jorge Sampaoli.
Nesta segunda-feira, o Flamengo anunciou a venda exclusiva para sócios-torcedores de um pacote de ingressos os próximos 11 jogos do Flamengo no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
Crédito da imagem destacada no post e nas redes sociais: Alexandre Vidal & Marcelo Cortes / Flamengo
- Flamengo afasta Gabigol de jogo contra o Atlético-MG
- Presidente do Santos justifica investida por Gabigol: “Sei do caráter dele”
- CPI das Apostas aprova convite para ouvir Bruno Henrique
- West Ham nega desejo de tirar Gonzalo Plata do Flamengo
- CBF confirma calendário de 2025 com Brasileirão estendido, pausa no Mundial e mudança na Copa do Brasil