A temporada no futebol em Portugal acabou para a maioria dos times, exceto nos casos daqueles que disputarão playoffs de rebaixamento/acesso. Jogadas as 34 rodadas do Campeonato Português, três crias do Flamengo conseguiram destaque: Otávio (Porto), Marcelo Carné (Estoril) e Mattheus (Farense).
Betsul 5 de 5 |
|
O zagueiro começou a temporada no modesto Famalicão, mas as boas exibições o levaram ao Porto, um dos maiores do país. O goleiro, por sua vez, trocou Marítimo pelo Estoril nesta temporada, e viveu um grande momento na meta da equipe. Por fim, o filho de Bebeto comandou a meiuca da sua equipe, que voltou à elite e conseguiu a manutenção.
➕Gabriel Batista fatura título em Portugal com melhor defesa da competição
Abaixo o MRN destaca números que demonstram um pouco do bom trabalho realizado pelo três, além de lembrar outros crias do Flamengo que disputaram a primeira divisão do Campeonato Português.
Otávio (zagueiro) – Porto
Formado nas categorias de base do Flamengo e com valências que vêm chamando a atenção do mundo da bola, o zagueiro Otávio, de 22 anos, se destacou entre os principais nomes da posição no Campeonato Português.
Após temporada de adaptação em 2022/23 durante empréstimo de um ano ao Famalicão, o atleta teve 80% do seu passe comprados pela equipe por apenas 500 mil dólares, pagos em quatro parcelas. Com um início fulminante, chamou a atenção do tradicional Porto. Na virada do ano, os “Dragões” o adquiriram por 12 milhões de euros, valor que fez dele o segundo zagueiro mais caro da história do futebol português. O Flamengo, com a porcentagem que tinha sobre Otávio, somada ao mecanismo de solidariedade, faturou em torno de R$ 19,6 milhões.
Na equipe portista, o jogador de 1,88m, canhoto e de refino com a bola no pé seguiu encantando e fazendo grandes atuações. Ao fim da temporada, a plataforma SofaScore o colocou com a quarta maior nota média entre zagueiros (7.20), igualando a António Silva, do Benfica, considerado uma das maiores promessas do futebol português. O líder foi o uruguaio Sebastián Coates (7.28), do campeão Sporting.
Além da boa nota, um dos aspectos em que mais se destacou foi nas bolas longas, fundamento super valorizado para zagueiros no futebol atual. Ele teve média de 4.4 por jogo, com eficácia de 51%. O número o colocou na quarta colocação entre concorrentes da posição. Outro aspecto no qual se destacou foi nas bolas recuperadas (4.9 por jogo) e cortes (3.1 por jogo).
Além disso, mostrou ser um combatente leal, já que recebeu apenas sete cartões amarelos nos 29 jogos disputados. Isso fica mais evidente quando consideradas os 60% disputas de bola vencidas (4.6/j) e 60% dos duelos no chão vencidos (3.2/j).
Otávio terminou o ano em alta e titular da equipe de Sérgio Conceição. O Porto ficou em terceiro no Campeonato Português, com 72 pontos, e teve a melhor defesa da competição (27 gols sofridos). Com a posição, disputará as qualificações para a Liga Europa.
Marcelo Carné (goleiro) – Estoril
Outro cria do Flamengo que se destacou no Campeonato Português temporada 2023/24 foi Marcelo Carné. De outros tempos na base do Mengão, quando não tinha tanta estrutura (por volta de 2010), o goleiro rodou vários clubes desde 2013, quando saiu definitivamente do Mais Querido. Chegou a Portugal após volta por cima no Juventude, mas defendeu primeiro o Marítimo.
Mesmo com o rebaixamento em 2022/23, Carné teve boas atuações e foi contratado pelo Estoril. Em 2023/24, conseguiu grande destaque. Com nota 7.09 do SofaScore, ficou em sexto entre os melhores goleiros do campeonato (aqui vale destaque para Hugo Souza, que com nota 7 ficou em 12º mesmo no modesto Chaves).
Para além da nota, no entanto, o goleiro de 34 anos teve números verdadeiramente impactantes. Foi o segundo goleiro com mais defesas por jogo (3.6), atrás de Ricardo Velho, do Farense (4.4). Novamente um destaque para Hugo, que foi o quarto da lista com 3.4.
Marcelo Carné também foi o sexto com mais gols defendidos (aqui no Brasil é o semelhante a “defesas difíceis”), com 4.28, mostrando que mesmo com a frágil defesa do Estoril, ele conseguiu se virar muito bem. Foi, também, o nono goleiro com mais jogos sem sofrer gols (8). Vale ressaltar que seu clube foi o 13º e teve a quinta meta mais vazada do torneio (58 gols sofridos, dos quais ele sofreu 29 em 22 jogos).
➕ Carné foi vítima de agressão na Europa
Sua grande atuação na temporada foi justamente contra o Porto de Otávio. No imponente Estádio do Dragão, Marcelo Carné se agigantou, defendeu pênalti do iraniano Mehdi Taremi e levou o Estoril a uma vitória histórica por 1 a 0.
Mattheus (meia) – Farense
Depois de comandar o acesso do Farense à elite do Campeonato Português, Mattheus Oliveira, cria do Flamengo, fez uma boa temporada em 2023/24. Sempre lembrado como “filho de Bebeto“, fato que, inclusive, ele afirmou tê-lo atrapalhado no seu início como atleta profissional, o meia, que está perto de completar 30 anos (7 de julho), foi o regente da sua equipe.
Atuando mais como meia-central, Mattheus se destacou entre concorrentes. Foi o 11º com a maior nota (7.10) entre concorrentes e oitavo entre os meias-centrais que mais fizeram gols (5). Ajudou bastante defensivamente, com 4.6 bolas recuperadas por jogo, mas também ofensivamente.
Mattheus foi o quinto da posição com mais finalizações por jogo (1.9), bem como o quinto que mais criou chances (7). Além disso, o ex-Flamengo foi uma arma nas bolas paradas. Foi o jogador com mais gols de falta (2) ao lado de Jordan Holsgrove (Estoril), fora lances perigosos desencadeados de finalizações diretas ou cruzamentos após cobranças.
Ao todo ele fez 32 jogos na surpreendente campanha do Farense, que terminou na décima colocação. Sua grande atuação foi contra o Sporting, time que defendeu de 2017 a 2020 em meio a a alguns empréstimos ao Vitória de Guimarães. Em derrota por 2 a 3 contra os campeões portugueses, Mattheus fez dois golaços de falta.
Outros crias do Flamengo no Campeonato Português
- André Luiz (atacante – 22 anos): em sua primeira temporada no exterior, o cria, que está emprestado ao Estrela Amadora, fez 27 jogos (13 como titular) e marcou quatro gols. Ao que tudo indica, será contratado em definitivo por 600 mil euros por 70% dos direitos econômicos. Por ora o jogador tem contrato com o Flamengo até junho de 2025;
- César Bernardo (goleiro – 32 anos): no Boavista desde 2022/23, o goleiro passou por uma grave lesão ligamentar que o deixou fora de combate por praticamente um ano. Voltou a ser relacionado em abril e, desde então, ficou no banco em cinco oportunidades. Sua equipe escapou do rebaixamento na última rodada;
- Thiago Rodrigues (goleiro – 27 anos): em Portugal desde 2019/20, quando foi emprestado pelo Flamengo ao Estoril, Thiago não consegue se firmar. Atualmente defende o Arouca e fez apenas sete jogos na temporada (dois pelo Campeonato Português). Fez gol contra na última rodada, na derrota por 1 a 3 diante do Vitória de Guimarães.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- ‘Nada me irrita mais’: Filipe Luís detona arbitragem de Daronco
- Flamengo perdeu 76% das grandes chances criadas com Filipe Luís
- Titi elogia Flamengo e exalta empate no Castelão: ‘Celebramos’
- Filipe Luís justifica formação ofensiva como única maneira de ganhar do Fortaleza
- Próximos jogos do Flamengo: Internacional, Criciúma e Vitória