A final da Libertadores entre Flamengo e Athletico acontece no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental, em Guayaquil. Mas a cidade está com as tensões elevadas. Na manhã desta segunda-feira (19), o promotor Édgar Escobar foi atacado em frente ao Ministério Público de Guayaquil.
O promotor foi baleado. A situação aconteceu enquanto Escobar engraxava seus sapatos. Abordado por dois jovens, tentou correr, mas não conseguiu escapar da bala. A polícia investiga os motivos para o ataque, mas deteu dois suspeitos do crime e apreenderam uma arma e uma moto. O ataque foi pesado, e foram encontradas sete balas no local.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
Escobar é responsável por solucionar diversos crimes. Alguns casos famosos são o assassinato de um jornalista, em 2013. O promotor também apreendeu mais de 200 pacotes de drogas e colocou oito traficantes atrás das grades. Os bandidos enviavam as drogas para fora do país.
Segundo o Fiscalía Ecuador, uma reunião aconteceu nesta segunda, após a morte de Escobar, para debater soluções e melhorar a segurança da cidade, que vem sendo constante alvo de críticas, o que é uma preocupação para os torcedores de Flamengo e Athletico que querem assistir ao jogo da final da Libertadores.
Guayaquil enfrenta problemas para receber a final da Libertadores entre Flamengo e Athletico
Esse não é o único caso envolvendo segurança na cidade equatoriana. Durante o mês passado, no dia 14 de setembro, indivíduos do crime organizado atacaram um ponto da cidade conhecido como Cristo del Consuelo com bombas, deixando cinco mortos e 17 feridos. O ministro do interior, Patricio Carrillo, chegou a publicar: “Mercenários do crime organizado, que narcotizaram a economia há muito tempo, agora estão atacando com explosivos”.
Além disso, outra problemática é a de voos para a final da Libertadores entre Flamengo e Athletico. Isso porque com alta procura e demanda, o aeroporto do país não tem condições de receber o previsto, já que nunca se tratou de uma região turística. Os torcedores do Mengão se preparam para viajar para a decisão.