Tite e sua comissão técnica chegaram ao Flamengo na manhã desta terça-feira (10). Dentre as novidades no CT do Ninho do Urubu estão: os auxiliares Matheus Bachi, Cléber Xavier e César Sampaio, o preparador físico Fábio Mahseredjian e o analista de desempenho Lucas Oliveira. O MRN preparou uma descrição da atual comissão técnica do Flamengo.
Técnico
Aos 62 anos, Adenor Leonardo Bacchi, conhecido como Tite, chega ao Flamengo após quase sete anos na Seleção Brasileira. O treinador assumiu o Brasil no dia 20 de junho de 2016 e encerrou o contrato no fim de 2022 depois da Copa do Mundo do Catar. Antes disso, teve uma passagem marcante pelo Corinthians, porém dividida entre 2010 a 2013 e 2015 a 2016.
Leia mais: Torcedores do Flamengo se revoltam com quadro do Cebolinha contra o Maringá na parede do CT
Neste período no Corinthians, Tite conquistou seis títulos: Brasileiro (2011 e 2015), Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012), Paulista (2013) e Recopa Sul-Americana (2013). Com a Seleção, teve como taça apenas a Copa América de 2019.
Auxiliares técnicos
Na comissão técnica de Tite no Flamengo haverá três novos auxiliares técnicos: Matheus Bachi, Cléber Xavier e César Sampaio. Matheus Bachi, de 33 anos, é filho do treinador e é formado em Ciência do Exercício. Antes de começar a trabalhar com o pai no Corinthians, o jovem profissional esteve como auxiliar no Caxias, clube no qual o Tite também já foi técnico. Matheus, contudo, pensa em seguir os passos do pai e se tornar treinador no futuro.
Cléber Xavier é o braço direito do Tite, isso porque pertence a comissão desde 2001, quando estavam no Grêmio. Assim como o treinador, o auxiliar mora no Rio de Janeiro, mais especificamente no Leblon, diferente do comandante que reside na Barra da Tijuca. Em 21 anos de parceria, Tite e Cléber Xavier somam 14 títulos.
César Sampaio, de 55 anos, forma a trinca por trás do Tite e é o mais novo entre os auxiliares da comissão do treinador. O ex-volante chegou à equipe em outubro de 2019 quando se tornou auxiliar da Seleção Brasileira. Antes, chegou a ser gerente de futebol do Fortaleza (2016-17) e do Palmeiras (2011-12) e superintendente de futebol do Joinville (2013-15).
Preparador físico
O Flamengo, antes da chegada do Tite, tinha apenas o preparador físico Arthur Peixoto no profissional. Junto com a saída do Sampaoli, os preparadores Marcos Fernández e Nicolás Maidana também deixaram o Mais Querido. Com isso, o Rubro-Negro conta com a vinda do Fábio Mahseredjian, que é da comissão do Tite, para somar na área.
Fábio Mahseredjian tem 56 anos e está no meio do futebol como preparador físico desde 1986, quando iniciou no São Paulo. Até retornar ao Flamengo, já que esteve no Ninho em 2014, o profissional passou por 13 clubes e pela Seleção Brasileira, onde estava desde a Era Dunga.
Confira mais: De ‘Libertadores é lucro’ a ‘vai arrebentar’: Tite no Flamengo divide opinião de comentaristas
Preparador de goleiros
Pilar da comissão de Tite na Seleção, Taffarel não veio para o Flamengo. O clube, assim, tem dois preparadores de goleiros no profissional: Rogerio Maia e Thiago Eller. Rogerio chegou ao Ninho em maio deste ano a pedido do Jorge Sampaoli. Ambos trabalharam juntos no Atlético-MG.
Thiago Eller está no Flamengo desde 2018, quando começou nas categorias de base, no sub-13, e posteriormente foi promovido ao profissional.
Diretor de futebol
Bruno Spindel é o diretor de futebol do Flamengo desde 2019, ou seja trata diretamente de contratações. No entanto, já participou de outras áreas do clube, acumulando uma trajetória de quase 11 anos no Ninho. Isso porque foi gerente de marketing de 2013 a 2014, diretor de marketing de 2015 a 2018, CEO de 2018 a 2019, até chegar como diretor executivo.
Gerente de futebol
Fábio de Jesus, conhecido como Fabinho Soldado, é o gerente de futebol do Flamengo, ou seja tem como função no Ninho do Urubu gerenciar toda parte de futebol do clube, desde o roupeiro aos jogadores. Ele cuida da parte administrativa da área, apesar disso sofre com críticas de torcedores devido ao questionamento de qual é a exata função do profissional no clube, que o fazem colocar na lista de possíveis saídas.
Fabinho está no Fla desde outubro de 2017, quando foi contratado por Eduardo Bandeira de Mello para atuar como funcionário do Departamento de Scout. No ano seguinte à chegada, assumiu a gerência do setor até julho de 2021, quando se tornou gerente de futebol.
Supervisor e Gerente Técnico
O supervisor do profissional é o Gabriel Skinner, que acumula um bom período no Flamengo, presente nos nesses anos áureos. Em 2015, após nove anos no clube, Skinner deixou o Ninho para ir para o Tianjin Songjiang, da China. Antes de voltar e ser supervisor, Gabriel já passou por funções como: analista de marketing, gerente de marketing e gerente de futebol.
O gerente técnico do Flamengo é o ex-zagueiro Juan. Revelado no Ninho, o ex-jogador se aposentou em 2019 no clube e já assumiu o posto de gerente técnico, fazendo parte do departamento de futebol. Assim como Fabinho, Juan sofre com críticas e pode sair no fim da temporada 2023.
Gerente de Transição
O Gerente de Transição do Flamengo é o Carlos Noval, ele é o responsável por participar da passagens de atletas da base para o profissional. Noval assumiu o posto em junho de 2019, até então era diretor de futebol do clube, cargo no qual hoje é do Bruno Spindel. Antes de assumir a função de diretor de futebol, Carlos já atuava na base rubro-negra desde 2010.
Analistas de desempenho e dados
Na casa, o Flamengo já tem dois analistas de desempenho: Wellington Salles e Eduardo Coimbra. Wellington Salles está no clube antes até da chegada do Jorge Jesus em 2019, assim como o Eduardo Coimbra, que é sobrinho do Zico, ídolo máximo da história. Além deles, o Mais Querido tem a contratação do Lucas Oliveira, que veio do Palmeiras a pedido do Tite para completar a comissão técnica. A parte de análise de dados fica com o Daniel Motta.
Médicos e enfermeiros
Marcio Tannure é o gerente de saúde e alta rendimento do Flamengo. O médico ocupa o cargo no clube desde 2016 e é um dos pilares da comissão técnica fixa. Abaixo deles, há também os médicos Marcelo Soares e Fernando Bassan. Os enfermeiros são dois: Alex Ribeiro, que está desde o Jorge Jesus, e Leandro Martins, que é mais recente.
Fisioterapeutas e massagistas
O Flamengo conta com cinco fisioterapeutas na comissão: Márcio Puglia, Mario Peixoto, Laniyan Neves, Alam Santos e Fábio Feitosa. Dos cinco, apenas o Mario Peixoto está desde o Jorge Jesus. Já na área de massagistas há dois: Sebastião Freire, conhecido como ‘Kuririn’, e o ícone Adenir Silva, famoso Seu Denir. O Denir, mesmo se recuperando do tumor no cérebro, ainda faz parte do plantel de funcionários do clube, que o ajuda com custos para viabilizar o tratamento do profissional.
Gerente de scout e analistas de mercado
O Gerente de Scout do Flamengo é o Renan Bloise, que está nesta área no clube desde 2019, mas como coordenador desde março do ano passado. Os analistas de mercado são cinco: Lucas Pareto, Ricardo Leão, Camilo Resende, Daniel de Brito e Igor Alves.
Leia mais: Tite pode escolher substituto de Bruno Spindel
Roupeiros, nutricionistas e seguranças
Os roupeiros do Flamengo são: Moisés Azevedo, Sidnei Bernardes e Marcos Vinicius. Dos três, apenas o Moisés está na comissão nestes anos áureos do clube, de 2019 em diante. Os nutricionistas são dois: Paulo Cavalcanti e Bruna Ribeiro. Já os seguranças são: Fábio Machado, Munir dos Santos Andrade, Diogo da Silva e Rubens Pimentel.
Comunicação e marketing
A parte de comunicação do Flamengo tem o Mauricio Fonseca como gerente de comunicação e os assessores do profissional: Vinicius Castro e Nelson. Já o marketing, de acordo com o site oficial do clube, tem o Lucas Garcia como analista de marketing.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Allan e Carlinhos podem deixar o Flamengo em 2025
- Dirigente do Flamengo cita Cucho Hernández para jornalista
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Arena da Floresta e Sub-20
- 4 ex-Flamengo conseguem acesso à Série A do Brasileirão 2025
- Flamengo sub-20 vence Santa Cruz–AC na reinauguração Arena da Floresta