MRN Informação | Paulo Oliveira— A Adidas lançou neste mês de maio, o segundo uniforme de jogo do Flamengo para a temporada 2021. Com um modelo diferente e inovador, o novo Manto Sagrado dividiu a opinião dos rubro-negros nas redes sociais.
A Adidas voltou a ser patrocinadora do Flamengo em 2013 e desde então, vive uma relação de amor e ódio com os adeptos do Mais Querido. Enquanto as camisas costumam ser elogiadas por sua qualidade, as personalizações deixam a desejar e recebem muitas críticas dos rubro-negros.
Hoje, o MRN relembra junto com você todas as camisas de jogo lançadas pela Adidas desde seu retorno ao Flamengo.
2013
As primeiras camisas feitas pela Adidas em seu retorno ao Flamengo foram um sucesso. Além de carregarem a nostalgia de terem sido os Mantos usados na conquista da Copa do Brasil de 2013, os uniformes atingiram a marca de 200 mil peças vendidas só na pré-venda.
A Adidas trouxe consigo o hábito de lançar terceiros uniformes em todas as temporadas. Até a volta da empresa alemã, o Flamengo só havia lançado sete uniformes alternativos aos dois principais.
2014
O uniforme do Flamengo para a temporada de 2014 foi anunciado com a campanha “Do Rio para o Mundo”, que convidou um torcedor do time para levar a camisa para o exterior. O alemão Bastian Schweinsteiger foi um dos primeiros a conhecer o novo Manto Sagrado. A camisa serviu de inspiração para um dos uniformes da seleção alemã, campeã mundial no mesmo ano.
O uniforme número dois se manteve no padrão, tendo o branco como cor predominante e alguns detalhes rubro-negros.
O lançamento do uniforme número três do Flamengo para a temporada de 2014 contou com uma ação de comunicação da Adidas, desenvolvida pela Lew´Lara\TBWA. Uma planta da espécie Acalypha wilkesiana foi renomeada como “Flamengueira”, e estampou o fundo da camisa.
2015
Em 2015, o Flamengo lançou o uniforme para a temporada no final de maio. Curiosamente, a camisa foi “vazada” um dia antes pelo canal Porta dos Fundos, no vídeo “Patrocínio“.
O segundo uniforme lançado para 2015 é, até hoje, um dos mais elogiados pelos rubro-negros. A camisa tem o branco como cor predominante e ainda conta com detalhes rubro-negros.
O terceiro uniforme de 2015 trouxe de volta o estilo “Papagaio Vintém”. O primeiro uniforme da história do futebol do Flamengo, em 1912, também foi desenhado nesse estilo. A camisa trouxe em sua parte inferior, uma faixa azul e uma branca, representando as cores da bandeira do Rio de Janeiro. As faixas foram uma homenagem ao aniversário de 450 anos da capital carioca.
2016
Em 2016, a Adidas lançou o uniforme do Flamengo com listras grossas, diferentemente do seu antecessor. O modelo foi inspirado na conquista da Copa Libertadores de 1981.
A camisa secundária fez uma homenagem aos 35 anos da conquista do Mundial de 1981. O Manto veio com as mangas rubro-negras e com uma gola V.
O terceiro uniforme do Flamengo lançado em 2016 teve como cor predominante o preto e alguns detalhes em vermelho. A Adidas fez uma parceria com o canal “Desimpedidos” e chamou o personagem Bolívia para fazer o anúncio da camisa. O fato do apresentador se referir ao Flamengo como “Framengo”, causou desconforto em alguns torcedores e acabou gerando uma polêmica.
2017
Em 2017, a Adidas lançou o uniforme principal do Flamengo junto com a campanha #EUSOU. Os adeptos enviavam suas fotos juntamente de uma frase declarando todo seu amor pelo Mais Querido.
A camisa “away”, do ano de 2017, trouxe uma grande novidade. Pela primeira vez, a camisa 2 teve listras verticais. Predominantemente branca, a camisa veio com três listras: uma vermelha central e duas pretas laterais, formando uma faixa vertical rubro-negra no lado esquerdo do uniforme. Em uma ação feita pela NBS, a torcida do Flamengo batizou o novo Manto de “Armadura Branca”.
O uniforme número 3 para a temporada de 2017, veio predominantemente amarelo e com detalhes em azul, as duas primeiras cores adotadas pelo clube. O modelo da camisa foi feito por um torcedor, o brasiliense André, de 19 anos, venceu o concurso cultural promovido pela Adidas.
2018
A camisa principal lançada para a temporada de 2018, trouxe o tradicional design listrado na horizontal em vermelho e preto. As listras vieram com detalhes gráficos em tons mais claros.
A camisa secundária para a temporada de 2018 veio branca em um tom “off white”. Outra novidade era o formato EQT da gola.
A terceira camisa do Flamengo veio na cor azul com detalhes em vermelho. Ela foi feita a partir de Plástico Oceânico Parley, retirado do meio-ambiente antes de chegar ao mar em cidades litorâneas e comunidades costeiras. O projeto foi feito em uma campanha exclusiva da Adidas.
2019
A camisa lançada para o mágico ano de 2019 trouxe uma grande novidade, a marca d’água em 3D com a palavra “MENGO”. A implementação foi uma forma da Adidas tentar driblar a pirataria.
O grande destaque do Manto número 2 de 2019, ficou por conta do escudo do remo, que voltou a ser utilizado. Na nuca, o ano de fundação do clube, 1895, também chamou atenção.
A terceira camisa do Flamengo em 2019, veio na cor cinza chumbo com detalhes em verde limão. O Manto foi apresentado em um evento na Gávea com show do cantor Xande de Pilares.
2020
O Manto que nos acompanhou na campanha do título brasileiro de 2020, retornou com as listas mais grossas e teve como destaque a letra do hino do clube estampada na parte vermelha da camisa. Para o lançamento, a Adidas convidou Marcelo D2, MC Rebecca e MC Cabelinho para recriarem o hino de 1920 (“Flamengo, tua glória é lutar”).
O uniforme número dois da temporada 2020 trouxe uma grande novidade. Desta vez, o símbolo do Flamengo se encontrava na região central do Manto Sagrado, assim como o logotipo da Adidas.
O terceiro uniforme do Flamengo em 2020 retornou a cor preta que não aparecia desde 2016. A peça que também tinha detalhes em vermelho, teve parte da renda obtida com sua venda revertida para o a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras, que recebeu 100% do lucro arrecadado na personalização das camisas.
2021
O atual Manto Sagrado foi lançado neste ano de 2021, e faz referência ao Esquadrão Rubro-Negro de 1981. A camisa foi usada pelos jogadores na comemoração da conquista do título brasileiro de 2020.
O último uniforme lançado pela Adidas é mais um que entra pra lista de homenagens ao título do Mundial de 1981. A inovação fica por conta das mangas que são estampadas por origamis em formato de urubu.