Hoje no Middlesbrough, Rodrigo Muniz está realizando o sonho da maioria dos jogadores de futebol: jogar no futebol europeu. Titular na Inglaterra, o atacante ex-Flamengo quase optou pelo dinheiro dos Emirados Árabes, mas uma conversa com Renato Gaúcho mudou o rumo da sua carreira.
O centroavante de 21 anos revelou em entrevista ao site da ESPN os conselhos que recebeu no quarto da concentração. Muniz tinha uma proposta do Al-Nasr e do Genk, da Bélgica, e seduzido pelo dinheiro dos Árabes, foi até o quarto do técnico para falar sobre sua saída.
Leia mais: Diego questiona Matheuzinho e agita vestiário do Flamengo
“Chegou o Renato Gaúcho, estávamos em Brasília, estava acontecendo algumas coisas no clube. Fui ao quarto dele conversar sobre essa saída. Brincou até comigo: ‘Você está de sacanagem. Você tem proposta da Europa e de Dubai e você quer ir para Dubai?’. Expliquei para ele, que falou: ‘Europa e Dubai? Não tem escolha. De Dubai você não vai para a Europa. Da Europa você pode ir para Dubai’. Foram pessoas experientes que conversaram comigo e me ajudaram bastante para a minha escolha”.
Muniz contou com a ajuda de outro jogador do Flamengo
Muniz começou a se destacar no Flamengo sob o comando de Rogério Ceni, quando Pedro e Gabigol ficaram de fora por motivos diversos. Mas o jovem sabia que quando a dupla voltasse a ficar a disposição, sua minutagem diminuiria:
“Chegou proposta do Genk e do rival dele da Bélgica, e eu queria ir. Porque eu sabia que quando o Gabigol e o Pedro tivessem bem, eu não teria as mesmas oportunidades que estava tendo. E eu precisava jogar. Chegou uma proposta de Dubai para ajudar minha família toda. Não queria escutar mais nada, só queria ir para lá”.
Mas aí entrou outro jogador no circuito: Filipe Luís mudou a cabeça do atacante, que priorizou a parte esportiva ao invés da financeira:
“O Filipe Luís foi um cara que teve o dedo na minha escolha. Conversava direto comigo: ‘Você vai para Dubai, ganhar dinheiro e aí? Você sabe que vai jogar na Europa’. Eu pensando, porque tinha o sonho da Europa, mas meu maior sonho era ajudar minha família. Se fosse para Dubai, minha família ficaria bem. Mas graças a Deus as coisas aconteceram, vim para a Europa e estou tendo oportunidade de jogar”.
Muniz foi vendido para o Fulham por oito milhões de euros e mais 25% de uma futura venda. Mas em agosto deste ano foi emprestado ao Middlesbrough, onde é titular e tem mais minutos em campo.