O Flamengo encerrou na manhã desta terça-feira (7) a preparação para o jogo contra o Cruzeiro, válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A atividade foi fechada à imprensa, que só teve acesso à coletiva do técnico Reinaldo Rueda.
Ainda incomodado pela derrota diante do Grêmio, no último domingo, o colombiano destacou o trabalho realizado após o revés em Porto Alegre. “Voltar ao trabalho é muito difícil. Foi um jogo muito complicado. Tivemos diálogo com os jogadores, individuais e em grupo. Fizemos uma trabalho mental para nos livramos desse jogo. Passamos por essa situação e temos que nos recuperar para outra”, disse.
Rueda descartou a participação de Juan contra o Cruzeiro. O experiente zagueiro sentiu um incômodo muscular na coxa esquerda na última quarta, contra o Fluminense pela Sul-Americana, e não enfrentou o Grêmio no final de semana. “Juan não joga amanhã. Está em transição. Já saiu do departamento médico. Não está 100%. Melhor prevenir. Esperar para ver se pode ir para o próximo jogo”, frisou.
A tendência é que Rhodolfo e Rafael Vaz repitam a dupla de zaga titular, com Léo Duarte e Matheus Thuler, do juniores, no banco de reservas.
O treinador também analisou a situação do Flamengo no Brasileirão. O Rubro-Negro não venceu nenhum dos adversários que estão à sua frente na classificação. Dos últimos seis jogos, quatro serão contra equipes que estão na zona de classificação à Libertadores (Cruzeiro, Palmeiras, Corinthians e Santos).
“A tendência do Brasileiro é sempre ser intenso nas últimas rodadas e cada time buscando a melhor posição na tabela. Para o Flamengo será bem complicado, pois são equipes muito fortes pela frente. Só jogando muito bem vamos superar esses times. O Brasileiro é muito competitivo e uma experiência nova para mim. Cada rodada é muito disputada”, declarou.
Sobre o atacante Paolo Guerrero, suspenso pela Fifa após ter um resultado analítico adverso no exame antidoping após a partida contra a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o comandante rubro-negro mostrou-se otimista.
“Tudo está num momento de muita privacidade, pelos advogados, Fifa, comissão antidopagem. Paolo está relativamente tranquilo. Sou otimista que possa vir antes. Não é fácil. Tem que ir a Suíça, ver a contraprova. Há pessoas que podem falar melhor que eu sobre o tema.”
Sem Guerrero, o jovem Lincoln, de apenas 16 anos, foi promovido ao elenco profissional nesta segunda. O atacante, inclusive, está relacionado para a partida desta quarta, e recebeu elogios do novo treinador.
“Eu solicitei o Lincoln antes de disputar o mundial e torcemos muito por ele. E agora está com a gente de novo. É um jogador com muito talento, muito inteligente e a ideia é estar preparado para atuar com a gente.”
Lucas Paquetá foi citado na coletiva do treinador como um possível substituto de Diego no meio-campo. O camisa 35 está a serviço da Seleção Brasileira, na França. “Contra o Grêmio ele jogou no final. Ele tem grande capacidade e pode jogar em várias posições. Com ele, temos um jogador que pode atuar em várias posições, com muita garra, vontade e talento.
Sétimo colocado na tabela do Brasileirão, com 47 pontos, o Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (8), diante do Cruzeiro, na Ilha do Urubu, às 21h45 (de Brasília).
Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo