Revelado pelo Mengo, Vinícius Júnior tem sofrido uma série de ataques racistas na Espanha. Desde o ano passado, o jogador vem sendo ofendido e desde programas de TV até as arquibancadas. O último nesse sentido foi cometido domingo (21) em uma partida do Real Madrid contra o Valência
A La Liga pouco faz, assim como qualquer autoridade espanhola. Por isso, o jovem segue lutando contra o racismo em um país deliberadamente racista. Relembre a cronologia dos episódios lamentáveis.
Pedro Bravo chama Vinícius Júnior de ‘macaco’ na televisão
O Presidente da Associação de Agentes Espanhóis, Pedro Bravo, participando do programa de TV ‘El Chiringuito’, foi extremamente racismo e deu início a uma perseguição sem fim para com o brasileiro. O jogador comemora seus gols dançando e isso vinha incomodando na Espanha a ponto de Koke, capitão do Atlético de Madrid, declarar que caso isso acontecesse no Wanda Metropolitano, as coisas ficariam complicadas para Vinícius Júnior.
Leia Mais: Torcedores do Valencia chamam Vini Jr de macaco; goleiro provoca e ex-Flamengo é expulso
Mas ao invés de condenar a alegação xenofóbica do jogador do Atleti, Pedro Bravo se juntou a ele e disparou: “Se quer dançar, vá ao sambódromo no Brasil. Aqui você tem que respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer o macaquices”, afirmou. Ao tentar pedir desculpas, ele justificou o ato explicando que é uma expressão ‘normal’ na Espanha, se complicando ainda mais e deixando tudo mais grave.
Torcida do Atlético de Madrid entoa cânticos racistas para o atacante
Em setembro, após as declarações de Pedro Bravo, a torcida do Atlético de Madrid recebeu o jovem cantando para ele. Do lado de fora do estádio, se ouvia ‘Vinícius Júnior é um macaco’. Durante a partida, o mesmo aconteceu nas arquibancadas e novamente nada foi feito. O caso foi arquivado, assim como outros dois casos de racismo contra Vinícius Júnior na Espanha.
Comentarista do ‘El Chiringuito’ ataca inteligência de Vini
Não foi o mesmo comentarista que mandou Vinícius Júnior voltar para o Brasil. Mas Juanfe Sanz se envolveu na polêmica e disse que falta “inteligência emocional” para o jogador, que estaria caindo nas provocações com facilidade. Ou seja, culpando a vítima. Ele comparou o atleta a Rodrygo, exaltando a força mental do ex-Santos e dizendo que Vini “é cada vez mais imaturo esportivamente”.
Além disso, os ataques que acontecem buscando tirar o atleta do sério são “culpa simplesmente de Vinícius”. O programa se mostrou, mais uma vez, racista.
Desafeto de Vinícius Júnior coloca emoji de macaco para representar atleta
Ivan Alejo, do Cádiz, comemorou a eliminação do Brasil para a Croácia na Copa do Mundo, em dezembro, colocando emojis de um dançarino ao lado de emojis de macaco. O atleta buscava provocar o rival no Campeonato Espanhol, ultrapassando qualquer barreira de humanidade e mostrando o seu lado mais mesquinho.
O atleta ficou engasgado com Vinícius porque o Real venceu por 2 a 1 no mês anterior. Após a derrota, publicou uma foto de Vinícius Júnior recebendo cartão amarelo e escreveu: “uma pena que grandes jogadores do rival não estão a altura no comportamento”.
Torcedores do Valladolid jogam bananas em Vini Jr
Ao ser substituído, Vinícius Júnior teve que ouvir a torcida do Real Valladolid o chamando de macaco. Mas a coisa ficou ainda pior, se é que dava para piorar, quando alguns desses tentaram acertar o jogador atirando objetos em campo. Entre eles, uma banana, que foi chutada para longe pelo camisa 20 do Real Madrid.
Torcedores do Atlético de Madrid penduram boneco enforcado com camisa de Vini Jr
No fim de janeiro, os torcedores do Atlético de Madrid voltaram a atacar Vinícius Júnior e mostraram que a perseguição ficaria cada vez pior. Desta vez, antes de um novo confronto contra o Real, a torcida rival resolveu pendurar um boneco simulando um enforcamento em um viaduto. O boneco vestia a camisa 20 de Vini.
Em abril, foi a vez da torcida do Girona seguir mostrar seu preconceito
Infelizmente não foi uma novidade, mas durante o primeiro tempo da vitória do Real Madrid por 4 a 2, Vinícius Júnior voltou a ouvir os gritos de torcedores o chamando de ‘mono’, ou seja, ‘macaco’, em espanhol.
‘Vinícius, morra’, canta torcida do Barcelona
O racismo chegou até os culés de Barcelona, que assim como os colchoneros, ameaçaram Vinícius Júnior de morte. Comemorando o título espanhol, os torcedores locais não esqueceram o melhor jogador do mundo e fizeram questão de entrar na onda de preconceito e perseguição, desejando a morte de um jovem brasileiro de 22 anos. Simplesmente inacreditável.
Torcedores do Valencia chamam Vini Jr de macaco; goleiro provoca e ex-Flamengo é expulso
O último caso contra Vinícius Júnior aconteceu no último domingo (21). Vini saiu do sério, e com razão, após voltar a sofrer racismo, desta vez de torcedores do Valencia. O jogador denunciou o torcedor para a arbitragem, que decidiu paralisar a partida até que as ofensas cessassem. Isso aconteceu oito minutos depois da interrupção.
No entanto, Vini acabou se envolvendo em uma confusão com o goleiro rival. O atacante Hugo Duro tentou tirar o jogador da briga com um mata-leão. Ao tentar escapar, o brasileiro acabou acertando o rosto do atacante rival e foi expulso. Revoltado, publicou: “O prêmio dos racistas é a minha expulsão. Não é futebol, é La Liga”.
Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Zico, Gabigol e Alcaraz
- Corinthians x Flamengo: STJD marca julgamento sobre datas da Copa do Brasil
- Candidato à presidência do Flamengo desiste e declara apoio a Dunshee
- Ainda dá? Se mantiver retrospecto do turno nos 10 jogos finais, Flamengo igualará campanha do Hexa
- Alcaraz: números na vitória do Flamengo sobre o Bahia