O Flamengo se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil ao vencer o Atlético-MG por 2 a 0 no Maracanã, na última quarta-feira (13). O sorteio que vai definir o adversário do Mengão e o chaveamento do torneio acontece na terça-feira (19), às 13h30 (Horário de Brasília) e terá transmissão da CBF TV no YouTube.
Todos os clubes estarão no mesmo pote, ou seja, todos podem enfrentar todos e não há restrições. Após definir os confrontos, serão sorteados os mandos de campo. Os times classificados e que podem enfrentar o Flamengo são: Fortaleza, Atlético-GO, Corinthians, Fluminense, Athletico, São Paulo e América-MG. Os jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil devem acontecer nos dias 27 e 28 de julho, enquanto os de volta serão nos dias 17 e 18 de agosto. Ou seja, começam antes das quartas da Libertadores e terminam depois.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
O momento do Corinthians, rival do Flamengo na Libertadores
Flamengo e Corinthians são os únicos times do torneio que ainda estão vivos na Libertadores, além do Athletico. No entanto, um vai sair, já que se enfrentam nas quartas de final da competição continental. Os jogos acontecem nos dias 2 e 10 de agosto. É considerado por muitos o adversário mais complicado para enfrentar na fase de quartas de final.
O Corinthians já deve contar com os reforços de Yuri Alberto para o ataque e o zagueiro Balbuena, que foi especulado no Flamengo. Além disso, Mateus Vidal e Ramiro voltam de empréstimo. Antes da data do jogo de ida das quartas da Copa do Brasil, o Corinthians tem o Atlético-MG no dia 24 pelo Brasileirão, adversário complicado antes de uma fase decisiva. No entanto, uma sequência de jogos contra os paulistas poderia deixar tudo em aberto, incluindo os jogos da Libertadores. Os quatro confrontos aconteceriam em sequência: 27 ou 28 de julho (Copa do Brasil), 2 de agosto (Libertadores), 10 de agosto (Libertadores) e 17 ou 18 de agosto (Copa do Brasil).
Clássico contra o Fluminense seria mais um desafio para o Flamengo
O Flamengo também pode enfrentar o rival Fluminense e apesar de ser um clássico eletrizante de parar a cidade, o retrospecto recente não vem sendo positivo. Além disso, os tricolores vivem ótimo momento e não perdem há sete jogos. A última derrota foi para o Atlético-GO por 2 a 0. O clube ainda empatou em 0 a 0 com o América-MG, mas depois, venceu Avaí, Botafogo, Corinthians com propriedade, por 4 a 0 e Ceará, pelo Brasileirão, em sequência. Além disso, foram duas boas vitórias sobre o Cruzeiro na Copa do Brasil.
O Mengo até venceu por 2 a 1 no Brasileirão no último embate entre os dois. Mas antes disso, o Mengão perdeu quatro vezes seguidas para o rival e empatou uma, perdendo a final do Cariocão 2022. Por isso, é preciso ter cuidado contra este adversário. Antes da data do jogo de ida, o Fluminense também entra em campo no dia 24 e enfrenta o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão. No dia 14 de agosto, enfrenta o Internacional antes do jogo de volta. Marrony reforça o clube nesta janela, mas o destaque é Germán Cano, que vem marcando gols e ajudando o clube. O atacante fez gol no Flamengo na final do Cariocão.
Athletico eliminou o Flamengo da Copa do Brasil duas vezes nos últimos três anos
O São Paulo foi o algoz do Mengão em 2020, mas em 2019 e 2021 foi para o Athletico que o clube caiu. Por isso, alguns torcedores tem essa memória forte e preferem evitar um embate. O principal reforço do clube é Fernandinho, que chega do Manchester City. Em 2019, o Mengão foi eliminado nos pênaltis no Maracanã para o Athletico na mesma fase: quartas de final. Em 2021, foi na semifinal com uma derrota por 3 a 0 no Maracanã.
O Athletico é o quarto colocado no Brasileirão e enfrenta o Botafogo no dia 23 de julho, antes da data da ida das quartas de final. Antes do jogo de volta, enfrenta o próprio Flamengo no dia 14 de agosto, e os clubes fariam duas partidas em sequência caso o sorteio definisse um confronto entre as duas equipes.
São Paulo vive bom momento
O São Paulo ficou seis jogos sem perder e quando perdeu no tempo normal, avançou nos pênaltis eliminando o Palmeiras. O time vive crescente e é o oitavo colocado no Brasileirão, uma posição atrás do Rubro-Negro. O clube ainda não fez contratações para a metade do ano.
No dia 23 de julho, o adversário do São Paulo é o Goiás antes das quartas. O clube ainda tem jogo marcado para o dia 14 de agosto contra o Red Bull Bragantino antes do segundo jogo das quartas. Em 2020, o Flamengo foi eliminado pelo São Paulo, mas o clube nunca conquistou a Copa do Brasil e essa marca pesa a favor do Mengo, tricampeão do torneio.
América-MG elimina o Botafogo
O América avançou tirando o Botafogo com duas boas vitórias dentro e fora de casa. No entanto, se trata de um time tecnicamente mais fraco que o Flamengo, sendo um adversário considerado menos complicado. No Brasileirão, o clube está na zona de rebaixamento e vem oscilando. O Mais Querido venceu os mineiros por 3 a 0 no fim de junho.
O confronto no dia 24 de julho é contra o Atlético-GO antes do jogo de ida. Antes da volta, o time entra em campo no dia 14 de agosto contra um adversário complicado: o Santos. Se continuar na luta contra o rebaixamento, é provável que o clube não poupe seus jogadores buscando pontuar para sair dessa situação.
Fortaleza é o lanterna do Brasileirão
Apesar de fazer boa campanha nas Copas caindo nas oitavas da Libertadores, primeira vez que o clube chega na fase na história, e eliminar o rival Ceará na Copa do Brasil, o Fortaleza é mais um adversário entre os menos complicados. Os nordestinos estão na lanterna do Brasileirão com apenas 11 pontos conquistados e é provável que o Mais Querido fosse bem superior a este possível adversário. Mas apesar disso, uma das duas vitórias do Fortaleza no Brasileirão foi sobre o Rubro-Negro.
Mas o time ainda pode melhorar com os reforços de Thiago Galhardo e Lucas Sasha. Além disso, o meia Otero também está chegando e o clube tenta investir para melhorar a equipe. No dia 24 de julho, os tricolores enfrentam o Santos e não devem poupar, já que o foco é escapar do rebaixamento. Por isso, seria um bom adversário, que chegaria com o time titular um pouco mais cansado do que outros que devem poupar para as partidas decisivas na Copa. Antes do jogo de volta, o adversário é o Ceará no dia 14 de agosto. Além da situação na tabela, trata-se de um clássico e o time tricolor também deve ir com força máxima.
Atlético-GO é mais um na zona de rebaixamento
Mais um que não deve poupar na briga para sair da zona da degola, o Atlético-GO é o 18° com 17 pontos. O Flamengo enfrenta os goianos no dia 30 de julho e caso esse confronto acontecesse na Copa do Brasil, aconteceriam duas partidas em sequência por conta do jogo no Brasileirão.
Além disso, o Atlético ainda tem um outro foco e o investimento menor poderia complicar contra o Flamengo. Entre as partidas da Copa do Brasil, o clube disputa as quartas de final da Copa Sul-americana contra o Nacional-URU nos dias 2 e 9 de agosto. A viagem para o Uruguai pode desgastar a equipe ainda mais.
Opiniões dos torcedores flamenguistas no Twitter sobre os possíveis adversários nas quartas de final da Copa do Brasil
Há torcedores do Flamengo que optem pelas equipes mais fáceis, mas também há os que queiram eliminar os mais fortes de cara. Também existem torcedores que não ligam para o adversário e observando as redes sociais, nota-se que as opiniões dos torcedores estão bastante divididas sobre qual adversário preferem enfrentar. Veja alguns comentários:
“Quero um Flamengo x Fortaleza”, opina um flamenguista.
“Quero paz! Vem São Paulo, nosso filho recém adotado”, provoca o rubro-negro.
“Queria também, quem sabe o Fla quebra esse tabu e passa, daria muita confiança”, diz o torcedor sobre um possível confronto contra o Athletico.
“Melhor pegar o Corinthians logo, só nesses jogos o Flamengo entra concentrado, pega esses fracos e entra achando que tá ganho, aí que a m*** acontece”, opina mais um torcedor.
“Queria que o Flamengo pegasse o Fluminense para descontar as últimas”, relata o flamenguista querendo vingança pelas derrotas recentes para o rival.
“Qualquer um! Minha preferência é por mando de campo e não por times”, opina mais um rubro-negro.