Tite destacou a produção do Flamengo na vitória por 2 a 0 sobre o Bolívar, na ida das oitavas de final da Libertadores. O treinador, em entrevista coletiva na noite desta quinta-feira (15), ressaltou a mentalidade dos jogadores no Maracanã que deu a vantagem para o jogo de volta. Para ele, o placar não fez jus ao número de oportunidades criadas. Além disso, o treinador pesou a mão ao falar do calendário brasileiro.
Betsul 5 de 5 |
|
O comandante rubro-negro compreende que o desempenho desta noite foi superior ao jogo válido pela fase de grupo, quando a vitória foi por 4 a 0. Para Tite, o Flamengo soube ‘jogar com a cabeça’.
“A mentalidade dos atletas foi fundamental hoje, tem que ter um nível de consciência muito grande. O futebol se joga com a cabeça, teve a naturalidade de jogar, de rodar a bola. A gente sabe que a torcida quer pressão, mas tivemos a naturalidade. Hoje marcou com pressão e finalizou mesmo com um jogador a menos. A aplicação que a equipe teve foi excepcional. Hoje jogou tanto ou mais do jogo que fez o 4 a 0, jogou tanto ou mais”, disse o comandante.
Tite sobe o tom contra o calendário brasileiro
Tite também demonstrou incômodo com o calendário do futebol brasileiro, muito por conta do excesso de lesões no Flamengo. Nesta noite, Pedro e Gabriel deixaram o campo com suspeitas de lesão na coxa.
“Vai em cima do trabalho do Flamengo (o calendário), como grandeza, como instituição. Eu gostaria de ficar um tempo grande no Flamengo, mas eu sei que a cada dia que eu passo aqui é um dia a menos que eu fico. Eu queria estar errado ao falar de calendário, mas olhem o que está acontecendo. Não tem que aceitar 66 horas de intervalo, não dá para aceitar. O atleta vai arrebentar. O futebol não é só um negócio, tem os jogadores que são pessoas”, desabafou Tite.
➕Flamengo 2×0 Bolívar: Luiz Araújo brilha com gol e assistência na Libertadores
Escalação contra o Botafogo dependerá do DM
Agora o Flamengo encara o Botafogo, no domingo (18), no estádio Nílton Santos, em duelo que vale a liderança do Brasileirão 2024. A bola rola às 18h30. Questionado se irá preservar algum atleta, Tite foi claro: quem veta é o departamento médico.
“Eu não preservo ninguém. Quem tira e tem autonomia para tirar é o departamento médico, eu não vou pagar preço. Eu sei os cortes que tenho, fui um jogador que não jogava muito, mas arrebentei o meu joelho. Mas, eu não tinha grana, tinha que sustentar meu filho, minha família, aí estourei o meu joelho, por isso da minha veemência. Vai estourar, quem tira é o departamento médico”, salientou.
A partida de volta das oitavas de final da Libertadores entre Flamengo e Bolívar será na próxima quinta (22), às 21h30, em La Paz.
Flamengo amplia sequência sem tomar gols
A partida contra o Bolívar também marcou outro ponto positivo para a equipe de Tite. Esse foi o quarto jogo em casa pela Copa Libertadores da América e a defesa não foi vazada.
Na fase de grupos, o Mengão venceu: Palestino por 2 a 0; Bolívar por 4 a 0; e Millonarios por 3 a 0;
A equipe também quebrou uma sequência negativa. O Mais Querido vinha de três jogos sem vencer pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Essa foi a pior sequência do Flamengo em um ano.