Na tarde desta segunda-feira (17), a Fifa realizou a cerimônia de premiação dos melhores jogadores do ano, o prêmio “The Best”. Em parte da cerimônia, a entidade divulgou a seleção ideal do ano, e Vinícius Júnior, craque do Real Madrid, foi o único brasileiro entre os 11 escolhidos.
Na formação 3-3-4, para encaixar o maior número de atacantes possíveis, a seleção de melhores do ano da Fifa ficou da seguinte maneira:
Courtois (Real Madrid); Rúben Dias (Manchester City), Stones (Manchester City) e Walker (Manchester City); Bellingham (Real Madrid), De Bruyne (Manchester City) e Bernardo Silva (Manchester City); Messi (Inter Miami), Vinícius Júnior (Real Madrid), Haaland (Manchester City) e Mbappé (PSG).
Leia mais: Flamengo pode abrir estádio da Gávea para jogos com público
Vale lembrar que o prêmio é feito em parceria com o Sindicato Mundial de Jogadores de Futebol (FIFPro), e os jogadores são escolhidos por mais de 28 mil jogadores profissionais que participam da votação. 23 jogadores finalistas foram avaliados pelas suas atuações durante o período entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023.
Ao todo, são escolhidos um goleiro, três defensores, três meias e três atacantes mais votados. Para completar a escalação com 11 jogadores, a última vaga é destinada ao jogador com maior número de votos no geral.
Sendo assim, em um ano em que o Manchester City conquistou a Premier League e a Champions League, a seleção foi dominada por jogadores do clube inglês. Pep Guardiola ainda levou o prêmio de melhor treinador do mundo.
Vinícius Júnior único brasileiro na seleção
Um dos melhores jogadores do mundo nas últimas temporadas, Vinícius Júnior finalmente recebe o reconhecimento que merece. O craque do Real Madrid, que neste domingo destruiu o Barcelona e levantou o troféu da Supercopa da Espanha após marcar três gols ainda no primeiro tempo, é o único brasileiro da seleção.
Em 2019 foi a última vez que dois ou mais brasileiros estiveram entre os 11 na seleção do ano. Naquela ocasião, Alisson, do Liverpool, e Marcelo, que estava no Real Madrid, foram os representantes do Brasil. De lá para cá, Alisson (2020) e Casemiro (2022) estiveram na Seleção.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Errata: Chapa de Bap não entrou com representação de compra de votos de Dunshee
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária