No olho do furacão, Vitor Pereira e Marcos Braz passam momentos difíceis no Flamengo após sucessivos fracassos e podem repetir o que aconteceu com Carpegiani e Rodrigo Caetano. Com os títulos e clássicos perdidos, a pressão pela demissão do treinador e do vice-presidente de futebol só aumenta. Uma derrota na semifinal do Campeonato Carioca pode fazer com que ambos percam seus cargos.
Caso isso realmente aconteça, Vitor Pereira e Marcos Braz vão repetir o que aconteceu com Paulo César Carpegiani e Rodrigo Caetano. Nesse sentido, treinador e diretor executivo do futebol foram demitidos após perderem para o Botafogo e caírem na semifinal do Carioca de 2018.
Leia mais: Landim quebra o silêncio sobre Marcos Braz e Vitor Pereira
Aquela, inclusive, foi a pior campanha do Flamengo no Campeonato Carioca dos últimos anos. De lá para cá o Rubro-Negro chegou, ao menos, na final da competição. Em baixa agora, o Fla corre riscos de repetir o vexame de cinco anos atrás.
Semelhanças entre Vitor Pereira e Carpegiani e diferenças entre Braz e Caetano
Vale lembrar que o contexto dos treinadores é semelhante. Isso porque Carpegiani caiu com pouco mais de três meses completos de trabalho no Flamengo, o mesmo que pode acontecer com VP. O ex-treinador, contudo, disputou apenas o Carioca e dois jogos de Libertadores. Já Vitor Pereira caiu na semi do Mundial, perdeu títulos da Supercopa e Recopa, além de sair derrotado em dois dos três clássicos que disputou.
Já entre os nomes fortes do futebol há grandes diferenças. Primeiro na concepção do cargo. Rodrigo Caetano era diretor executivo do futebol, função que, naquela época, era a principal no departamento. Na estrutura atual, o cargo é exercido por Bruno Spindel, mas perdeu poder. Em contrapartida o vice-presidente de Futebol, que é Marcos Braz, ganhou mais poder. Apesar de nomenclaturas diferentes, na prática tanto Braz, quando Caetano são/foram os “homens fortes” do futebol do Flamengo.
Outras diferenças dizem respeito ao histórico de ambos já que em três anos de Flamengo, Rodrigo Caetano foi campeão apenas de um Campeonato Carioca (2017). Braz, por sua vez, já está no seu quarto ano dessa passagem e soma 11 títulos.
Apesar disso, a questionável troca de treinador entre a última e atual temporada, além das sucessivas chances de títulos perdidas colocam Braz na berlinda ao lado de Vitor Pereira.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Gabigol tem virtude que todo jogador deve ter, diz Alex Sandro
- Alex Sandro diz ter achado que Filipe Luís iria desistir de virar treinador
- Estádio do Flamengo: goleiro Felipe brinca: ‘Estou com a enxada’
- Flamengo recebe chaves e finca bandeira no Gasômetro
- Flamengo x Corinthians rende maior audiência para Globo com Copa do Brasil