Um dia após mais um triste episódio de racismo contra Vinícius Júnior, desta vez no Estádio Mestalla, o Valencia divulgou que conseguiu identificar um dos torcedores que fez gestos racistas e que chamou o brasileiro de “macaco”. Assim, em comunicado, o clube espanhol informou que irá banir para sempre todos os envolvidos.
“O Valencia CF, em linha com o compromisso permanente do clube contra o racismo e a violência em todas as suas formas, comunica que a polícia identificou um torcedor que fez gestos racistas contra Vinícius Jr, do Real Madrid, no jogo da 35ª rodada de LaLiga. Assim, o clube também está trabalhando junto com a polícia para confirmar a identidade de quaisquer outros criminosos em potencial”
Leia mais: Flamengo recebe sinal e se anima por Nicolás de la Cruz
O Valencia anunciou que já está trabalhando em conjunto com as autoridades para que providências sejam tomadas contra os criminosos:
“O Valencia CF abriu um processo disciplinar, aplicará o nível máximo de severidade, incluindo a proibição vitalícia do estádio contra os torcedores envolvidos. Está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades. (…) O clube assumiu uma postura firme contra o racismo e já atuou com a mesma contundência em 2019, com uma suspensão vitalícia de um torcedor que fez gestos fascistas aos torcedores do Arsenal em um jogo da UEFA Europa League.
Desde o momento em que ocorreram os infelizes acontecimentos, o clube analisou todas as imagens disponíveis, trabalhando junto às autoridades o mais rápido possível para esclarecer o ocorrido, a fim de poder agir com rapidez e contundência.”
Jogador do Valencia sai em defesa de Vinícius Júnior
Assim, além do pronunciamento da diretoria do Valencia, um jogador do clube espanhol também usou as redes sociais para sair em defesa de Vinícius Júnior. Mouctar Diakhaby, defensor francês que estava em campo na partida contra o Real Madrid, utilizou o Twitter para cobrar providências dos dirigentes do seu clube:
“E sim, claro que apoio @vinijr contra os insultos racistas que recebeu de alguns torcedores. E espero que meu clube faça o que for preciso para penalizar fortemente quem cometeu esses atos.. Não dizer nada é ser cúmplice”.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Coordenador Técnico da Base aposta na geração sub-17 e deixa conselho para joias
- Atletas do Flamengo Sub-17 falam em fim de ciclo: ‘Geração vitoriosa’
- Spindel admite que Flamengo correrá para renovar com Pulgar
- Desfalques e últimos jogos: como chega o Fortaleza contra Flamengo
- Venda de Luiz Araújo ajudou novo clube da Série A a se reestruturar