Nesta quarta-feira (26), a bola rola para Flamengo x Grêmio pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Com arbitragem pressionada, CBF promoveu treinamentos aos árbitros que apitam os jogos decisivos desta semana. Portanto, Raphael Claus, que apita o jogo do Mengão, participa de treinamentos físicos e psicológicos para o jogo da próxima quarta,
O treinamento da CBF envolve revisões no VAR, atletas convidados e treinamentos em campo. Não só os árbitros farão os treinos, mas todo quadro de arbitragem das partidas de Flamengo x Grêmio e Corinthians x São Paulo. A bola rola para o Mengão na Copa do Brasil nesta quarta (26), às 21h30, com transmissão da Globo, no sinal aberto, e dos canais SporTV.
Leia mais: Antes de expulsar Luiz Araújo, árbitro não aplicou cartão para entrada dura em Filipe Luís
Críticas à arbitragem não são exclusivas do Flamengo
Às vésperas de Flamengo x Grêmio, arbitragem brasileira está longe de ser boa e vem sendo alvo de críticas rodada após rodada. Ainda que os Flamenguistas não tenham ficado na bronca na última partida, contra o América, nos últimos jogos, a atuação dos árbitros nas partidas contra Palmeiras, Fluminense e Athletico-PR irritaram até mesmo os dirigentes do clube.
Aliás, é importante destacar que não é um problema exclusivo com o Flamengo. Contudo, torcedores reclamam da omissão da diretoria nestes casos. No último sábado (22), o jornalista Cahê Mota fez duras críticas à arbitragem após anulação de gol do Atlético-MG contra o Grêmio. O jornalista criticou o Presidente da Comissão de Arbitragem e suas iniciativas de transparência com os torcedores.
“Segunda-feira lá vem o Seneme com sorrisinho irônico, como se tudo fosse óbvio e o mundo do futebol questionasse obviedades que ele precisa sentar com o amigo Pericles para esclarecer. Mais uma rodada sem clareza em argumentos de arbitragem e VAR. O gol anulado do Galo é o da vez”, expôs Cahê.
Em seguida, Cahê falou sobre a jogada do Atlético-MG: “O lance é extremamente ajustado. Muito! Daqueles que se o ‘paintbrush’ do VAR tivesse a linha milímetros mais grossa mudaria a decisão. Toda rodada tem e toda rodada vai ter. O ponto aqui não é a validação ou não do gol, mas, novamente, a péssima comunicação do VAR com o público.”
Por fim, o ex-setorista do Flamengo completa ironizando a proposta do programa da CBF “Papo de Arbitragem” com Wilson Seneme, Presidente da Comissão de Arbitragem: “Mas está tudo certo… Segunda-feira Seu Seneme vai fazer um vídeo exaltando uma transparência onde ele conduz a narrativa e não permite contra-argumentação. Baita transparência!” completou.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Eugênio Leal aponta diferenças do Flamengo que venceu Bahia em relação ao da estreia contra Corinthians
- Atacante do Botafogo aponta Léo Ortiz como zagueiro mais difícil de enfrentar
- Filipe Luís cita estímulo em disputa de Ayrton Lucas e Alex Sandro
- ‘Ele descontou com um soco’: torcedores repercutem drible de Michael
- Que dia o Flamengo joga? Saiba tudo sobre o próximo jogo