Após o River Plate, campeão da Libertadores de 2015, garantir em um jogo épico o título da Copa Argentina, vencendo, de virada, o Rosario Central, está definido que a Copa Libertadores da América de 2017 terá 13 campeões de edições anteriores na disputa do primeiro título da competição em novo formato, se estendendo de fevereiro a novembro. Ainda há poucas vagas a serem definidas no próximo fim de semana antes do sorteio no próximo dia 21, mas nenhum outro campeão tem chances de se classificar.
Os campeões na disputa serão Flamengo, Santos, Palmeiras, Atlético-MG e Grêmio; River, San Lorenzo e Estudiantes (Argentina); Nacional e Peñarol (Uruguai); Olimpia (Paraguai) e Colo Colo (Chile), além do atual campeão, o Atlético Nacional (Colômbia).
Como os cabeças de chave são definidos por um ranking da Conmebol que leva em conta as participações nas últimas dez Libertadores e títulos em campeonatos nacionais nos últimos dez anos, o Flamengo muito provavelmente ficará no grupo de um outro campeão. Os prováveis cabeças de chave, com base em projeções a partir do ranking 2015 da Conmebol e resultados da temporada – o ranking de 2016 ainda não foi divulgado – são Santos, Atlético-MG, Grêmio, Nacional, Peñarol, San Lorenzo, River Plate e Atlético Nacional. O Flamengo não pode ficar no grupo de nenhum cabeça de chave brasileiro.
Veja abaixo todos os clubes já classificados para a Libertadores e quem ainda briga pelas últimas vagas:
BRASIL
Palmeiras, Grêmio, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Chapecoense, Botafogo e Atlético-PR
ARGENTINA
Lanús, Estudiantes, San Lorenzo, River Plate, Godoy Cruz e Atlético Tucumán
COLÔMBIA
Atlético Nacional, Independiente Medellín, Independiente Santa Fe, Millonarios. Tolima e Junior de Barranquilla disputam a última vaga
BOLÍVIA
Sport Boys, Wilstermann, The Strongest e Universitario de Sucre
CHILE
Universidad Católica, Iquique, Colo Colo. O’Higgins e Unión Española disputam a última vaga
EQUADOR
Barcelona de Guayaquil, Emelec, El Nacional e Independiente del Valle
PARAGUAI
Guaraní, Libertad, Olimpia. Capiatá, Cerro Porteño e Sol de América disputam a última vaga
PERU
Sporting Cristal, Melgar, Universitario de Lima e Deportivo Municipal
URUGUAI
Peñarol, Nacional, Cerro e Montevideo Wanderers
VENEZUELA
Zamora, Zulia, Carabobo e Deportivo Táchira
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.