Cria das categorias de base do Flamengo, Vinicius Souza já se firmou como referência técnica do Sheffield United e começar a ganhar mais responsabilidades no time inglês. O volante carregou a faixa de capitão na vitória por 1 a 0 sobre o Derby County, no sábado (21), que manteve a invencibilidade de sua equipe na EFL Championship, segunda divisão da Inglaterra.
Vini Souza chegou ao Sheffield na última temporada e foi destaque na Premier League. Apesar de campanha muito ruim e rebaixamento de sua equipe, ele esteve entre os maiores ladrões de bola da competição e inclusive estabeleceu novo recorde brasileiro no quesito (126 desarmes). Agora, em sua segunda temporada, o meia de 25 anos celebra o reconhecimento ao receber a faixa de capitão.
➕ Sesc Flamengo x Maringá: horário e onde assistir à Copa Nacional de Clubes
“Receber a oportunidade de ser capitão e representar o Sheffield foi algo que me deixou extremamente honrado. Isso é sinal de que o meu trabalho está sendo valorizado. Não somente pelo o que venho fazendo dentro de campo, mas fora dele também”, disse o ex-Flamengo em entrevista ao “ge”.
Titular em todos os seis jogos da Championship, o Garoto do Ninho é o melhor meio-campista defensivo da competição até aqui. Ele mais uma vez lidera o quesito de desarmes, com 27 no total, e é o jogador da função com mais ações defensivas. Vinícius soma 36 roubadas de bola e intercepções, enquanto o segundo melhor, Gonçalo Franco, do Swansea, tem 21 desarmes e oito interceptações= 29.
“Apesar de ser um atleta jovem, sei da minha responsabilidade aqui no clube e me dedico todos os dias pra poder retribuir a confiança que a diretoria, comissão técnica e jogadores sempre me deram, desde os meus primeiros dias na Inglaterra. O nosso grupo é muito bom, o ambiente é bem positivo e todo mundo está focado para irmos em busca do nosso principal objetivo do ano”.
Destaque na base e muito elogiado por Jorge Jesus, Vinicius Souza fez apenas oito partidas nos profissionais do Flamengo antes de se transferir para a Europa. Ele estava no elenco que venceu Libertadores e Brasileiro em 2019. Após deixar o Fla, passou por Lommel (BEL), Mechelen (BEL), Espanyol (ESP) e chegou ao Sheffield.
Vinicius Souza mira retorno à Premier League com o Sheffield
Com quatro vitórias e dois empates, o Sheffield United tem 12 pontos e ocupa a quinta colocação da Championship após seis rodadas. A equipe sofreu uma punição de dois pontos da English Football League (EFL) e por isso não tem 14. Mas o bom início e a invencibilidade dão mais confiança para Vini Souza e companheiros pensarem no acesso à Premier League.
“A gente sabe que o campeonato está só começando, mas é importante engatar uma sequência de vitórias como essa para nos mantermos ali no pelotão de cima e brigar pelo nosso grande objetivo, que é o de voltar para a Premier League. Nosso grupo tem muita qualidade e, apesar de não ser fácil, tenho plena confiança de que lutaremos por esse acesso.”
Vale lembrar que somente os três primeiros garante acesso para a elite do futebol inglês. A próxima partida do Sheffield United será contra o Portsmouth (23º), no sábado (28), às 11h (horário de Brasília).
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Cuiabá, Filipe Luís e estádio
- Jornalista chama a atenção de Michael: ‘Fazia partida horrorosa’
- ‘Significava demais’: Filipe Luís comenta importância da Libertadores de 2019 com Flamengo na sua carreira
- 4 desfalques na vitória do Flamengo são explicados por Filipe Luís
- Próximos jogos do Flamengo: Fortaleza, Internacional e Criciúma