As federações costumam ajudar seus clubes nas disputas continentais e fazem o possível para beneficiar suas equipes nas partidas mais importantes. É o que fez a Federação Boliviana de Futebol (FBF), por exemplo. Ao contrário do que faz a CBF, a FBF pensou nos clubes que disputam a Copa Libertadores e adiou seus jogos pelo campeonato nacional.
Os dois representantes da Bolívia na Copa Libertadores 2024 são Bolívar e The Strongest. Exatamente os dois clubes que entrariam em campo no último domingo (11). No entanto, a FBF adiou a partida para que ambas as equipes pudessem se concentrar na competição continental. Por isso, o Bolívar chega descansado para o jogo no Maracanã e com mais tempo de preparação pensando no Rubro-Negro.
➕Antes de encarar o Flamengo, Bolívar vence com gol de brasileiro
O mesmo vale para o The Strongest, que visita o Peñarol na quarta-feira (14). O jogo do Flamengo contra o Bolívar acontece na quinta (15), às 21h30 (horário de Brasília), e o Mengão tem menos tempo de descanso e de foco na partida.
Se o Bolívar teve o jogo adiado, o Mais Querido teve que entrar em campo em jogo importantíssimo na briga pela parte de cima do Brasileirão. A equipe de Tite até vencia por 1 a 0, mas sofreu o empate na reta final da partida e joga a vida na Libertadores vindo de três jogos sem vencer.
Bolívar tem seis dias de descanso e preparação para enfrentar Flamengo
Com o adiamento da partida, o Bolívar ficou com seis dias para se preparar para o confronto contra o Flamengo. O último jogo do time aconteceu na última quinta-feira (8). Ou seja, exatamente uma semana antes de Flamengo x Bolívar. Os estrangeiros receberam o Jorge Wilstermann e venceram por 2 a 0.
Como o Flamengo enfrentou o Palmeiras no último domingo (11), o tempo de foco no Bolívar é de apenas três dias. Everton Cebolinha e Matías Viña passarão por cirurgias e desfalcam o time até o final da temporada, o que também é um reflexo dessa sequência de jogos.
Os momentos são distintos, e o Bolívar vem de três vitórias consecutivas, mesma quantidade de jogos que o Flamengo não vence, considerando a volta da Copa do Brasil, também contra o Palmeiras, e o jogo com o São Paulo pelo Brasileirão.
CBF encavala calendário
O Flamengo não tem tempo para descansar, jogando de três em três dias. Ter que enfrentar um adversário como o São Paulo pelo Brasileirão entre os dois jogos das oitavas de final contra o Palmeiras é prova disso.
O mesmo vai acontecer entre as oitavas de final da Libertadores, quando o Flamengo encara simplesmente o líder do Brasileirão: clássico contra o Botafogo. Isso depois de um novo encontro com o Palmeiras no último final de semana.
Nem durante a Copa América, quando o Flamengo teve os desfalques de seus principais jogadores, convocados para defender suas seleções, teve pausa. O calendário continuou normalmente, sendo alvo de críticas da diretoria rubro-negro.
“Um absurdo ter o Campeonato Brasileiro andando, sendo disputado, com a Copa América e esses amistosos. É um absurdo. Uma das ligas mundiais mais importantes que não para o campeonato nacional é o Brasil, todas as outras param. Na Copa América, Eurocopa, todas as competições internacionais da Fifa, se para o calendário, e aqui não para”, detonou Marcos Braz após a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio.