O estádio próprio faz parte do sonho de muitos rubro-negros. Nas últimas semanas, o tema ganhou força nos bastidores do Flamengo. Isso porque, o clube se aproxima de um acerto para adquirir o terreno do Gasômetro.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
E muitas dúvidas sobre o possível estádio do Flamengo começaram a surgir. Através do X, o arquiteto Fabricio Chicca explicou pontos importantes da suposta construção. Fabricio é especialista no assunto, por ser líder em pesquisa sobre estádios no Brasil.
Leia mais: Landim tem obsessão de vender Flamengo e estádio é pretexto, diz ex-colega de Mauro
Estádio do Flamengo será para 100 mil pessoas?
Para receber a maior torcida do país, nada mais justo do que um estádio com capacidade alta. Segundo o presidente Rodolfo Landim, construir uma casa para 100 mil pessoas é o desejo do clube. Mas Fabricio Chicca prega cautela para esse número.
O especialista explica que ter um estádio desse porte não é uma decisão apenas do Flamengo. A capacidade pode implicar em diversos fatores do Rio. Por isso, o Rubro-Negro deve ter dificuldades para conseguir aprovar um projeto desse escalão.
“Fisicamente, cabe um estádio para mais de 100 mil pessoas. Apertado, mas possível. Isso não garante a aprovação de nada. Pelo contrário, quanto maior, maior impacto, dificuldade e mais instâncias/camadas para serem verificadas”, disse Fabricio, que depois continuou.
“Desde a saída do estádio, até o impacto no transporte. As autoridades também vão avaliar as chegadas e saídas, áreas externas para acomodar as pessoas em caso de eventos extraordinários. Tudo isso depende do projeto do estádio que ainda não existe. 100 mil, pode ser ambição, mas não dá para confirmar. Mesmo 70 mil não dá para cravar”.
Leia também: Os transportes da torcida do Flamengo ao estádio do Gasômetro
Para comparação, o Maracanã tem capacidade para 78.838 pessoas. O Mané Garrincha (72.788) é o segundo maior. O estádio privado em que mais cabe torcedores é o Morumbi, do São Paulo. 72.039 é o público máximo do local. Ou seja, o Flamengo tentará a aprovação do novo maior estádio do Brasil. O que será um grande desafio.
Prazo de entrega
Fabricio Chicca também abordou quando o estádio do Flamengo deve ficar pronto. E a nova casa do Mengão ainda deve demorar para sair do papel. Quando iniciar as construções, o prazo estimado é cinco anos.
“Com relação ao prazo de entrega da obra pairam várias incertezas. A maior delas seria a questão ambiental, já que a aprovação é subjetiva. Ou seja, não há uma regra clara. Cada caso é um caso. Minha experiência no mercado imobiliário não me permite cravar data. Mas acho que menos do que cinco anos praticamente impossível”, disse o arquiteto.
O último clube a lançar seu estádio próprio no Brasil foi o Atlético-MG. O projeto foi aprovado pelo Conselho em 2017. Mas sua inauguração aconteceu apenas em 2023. Foram seis anos para finalizar todos os trâmites, desde a papelada até o primeiro jogo na Arena MRV.
Porém, a capacidade do estádio do Atlético é desproporcional ao que o Flamengo sonha. A Arena MRV suporta 47.465 torcedores. O Mais Querido deseja mais do que o dobro desse número. Portanto, a tendência é que o Flamengo demore ainda mais para construir um estádio que receba um público maior.
Qual a situação do Fla no Maracanã?
Até a definição da sua futura casa, o Mengão continua atuando no Maracanã. A dupla Fla-Flu venceu mais uma disputa pela concessão do Templo Sagrado. Isso significa que o Flamengo renovou seu direito de utilizar o estádio até 1º de janeiro de 2025.
Agora, resta o edital de concessão mais longa. Esse define o domínio do Maracanã pelos próximos 20 anos. A briga será contra Vasco e a Arena 360, que administra o Mané Garrincha.