A pouco menos de dois meses do início do Campeonato Carioca, o Flamengo ainda não definiu que time disputará a competição. A indefinição em torno da assinatura do contrato de televisionamento com a Globo passou para dentro de campo. Neste ano, o Flamengo reiterou que não disputaria o campeonato com o time principal após uma série de desavenças com a Ferj no campeonato de 2015 em relação à venda de ingressos para sócios-torcedores e uma lei da mordaça que impedia críticas à organização do campeonato e que acabou levando à suspensão do técnico Vanderlei Luxemburgo. Atendendo a pressões da Globo, porém, a diretoria recuou e decidiu pela escalação do time principal no campeonato.
Para o ano que vem, o contrato com a Globo ainda não foi assinado – o Flamengo faz uma série de exigências de mudanças em procedimentos da Ferj para firmar o acordo. Entretanto, o presidente Eduardo Bandeira de Mello não garantiu que o Flamengo disputará o torneio com um elenco alternativo caso não chegue a um acordo com a emissora.
– Não assinamos nenhum contrato. Se assinarmos, jogaremos com o time principal. Caso contrário, a decisão será tomada depois – disse ele ao MRN.
O uso de um time alternativo no Carioca enfrenta algumas dificuldades. O Regulamento Geral de Competições da Ferj para 2017 ainda não foi aprovado, mas se ele seguir os moldes do desta temporada, o Flamengo poderá inscrever no máximo 30 atletas no campeonato, dos quais apenas cinco podem ter 21 anos ou menos. Caso opte por não inscrever algum atleta relacionado para a disputa da Taça Libertadores, o Flamengo ainda terá que pagar uma multa de R$ 50 mil para cada jogador não inscrito.
Além disso, existe uma pressão interna e externa para que o Flamengo conquiste algum campeonato em 2017, e o Carioca é o de menor nível técnico entre as cinco competições que o time jogará na temporada. O clube completou duas temporadas sem ganhar nenhum título no futebol profissional, o que não acontecia desde 2003.
O Carioca não é a única indefinição em relação ao início da próxima temporada. Após o adiamento da última rodada do Brasileiro, e, por conseguinte, das férias dos jogadores, o Flamengo cogita desistir da participação na Florida Cup, na qual o primeiro jogo está marcado para 12 de janeiro. A Primeira Liga também pode ser afetada pela mudança de calendário.
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.