Filipe Luís fará sua estreia no Brasileirão como técnico do Flamengo no sábado (5), às 19h (horário de Brasília), fora de casa, contra o Bahia. A missão do momento é recolocar o time na briga pelo título, se aproximando de Fortaleza, Palmeiras e Botafogo. O jogo é válido pela 29ª rodada e o Fla está a 9 pontos do líder da competição, mas com um jogo a menos.
O MRN traz os detalhes do Flamengo para a partida diante do Bahia. Filipe Luís comanda o último treino da equipe nesta sexta-feira (4), quando define que vai mandar a campo.
Mas já é possível projetar como o Mengo deve chegar para enfrentar o time de Rogério Ceni. O grande desfaque do Bahia é justamente o ex-Flamengo Everton Ribeiro, suspenso.
➕Flamengo vem de 10 vitórias consecutivas contra o Bahia
Provável escalação do Flamengo
Não são esperadas grandes mudanças na equipe em relação ao último jogo. Filipe Luís já declarou que gosta de ir com o que tem de melhor disponível. Portanto, um rodízio deve acontecer com menos frequência, e a ideia é ir para o confronto com força máxima.
Contra o Corinthians, suas mudanças surtiram efeito. Léo Ortiz no lugar de Fabrício Bruno, voltando a jogar na zaga, atuou muito bem. Wesley na vaga de Varela também se destacou, assim como Gabigol, principal surpresa no comando do ataque. Apesar de fazer um único gol, que não valeu após anulação do VAR em checagem de impedimento, o atacante foi bem e quase fez golaço de letra.
Dá para esperar, portanto, um time bem parecido. Caso não surjam problemas de última hora, Filipe Luís deve mandar o Flamengo a campo com a seguinte escalação:
Rossi; Alex Sandro, Léo Pereira, Léo Ortiz, Wesley; Erick Pulgar, Arrascaeta, Nico de la Cruz; Gerson, Bruno Henrique e Gabigol.
O Bahia de Rogério Ceni, por sua vez, pode jogar da seguinte forma:
Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, De Pena, Cauly; Thaciano e Everaldo.
Desfalques do Flamengo
O Flamengo não tem novos desfalques, e inclusive, teve o retorno de Michael, que entrou no segundo tempo contra o Corinthians. O atleta é opção e pode voltar a jogar pelo Brasileirão. No entanto, a equipe soma alguns problemas que perduram, pelo menos, até o final do ano.
É o caso de Luiz Araújo, que só deve voltar a ter condições de jogo nas últimas partidas da temporada. Além disso, o clube tem três desfalques que só retornam em 2025. Matías Viña, Everton Cebolinha e Pedro.
O Bahia também tem problemas e não conta ainda com Biel e Rezende, além de Everton Ribeiro, suspenso, como dito acima.
Pendurados
O Flamengo tem três jogadores pendurados que precisam tomar cuidado para o confronto com o Fluminense.
Léo Ortiz é o primeiro deles. O zagueiro está quase completando um turno pendurado. Léo tomou o primeiro dos dois cartões exatamente contra o Bahia, no primeiro turno. O segundo cartão veio no jogo seguinte, no clássico contra o Fluminense. O jogador está pendurado desde então.
Gabigol também está pendurado. O Camisa 99 havia levado o primeiro amarelo contra o Criciúma, quando comemorou o gol da vitória, de pênalti, tirando a camisa do Mané Garrincha. O segundo amarelo veio no último jogo do Brasileirão, contra o Athletico.
Carlinhos é o último pendurado. O atacante do Flamengo tinha dois cartões amarelos antes da expulsão contra o Grêmio. A suspensão foi cumprida diante do Athletico, mas o vermelho não tira os amarelos anteriores e o atleta segue pendurado.
A lista do Bahia é ainda mais extensa, com cinco titulares pendurados e o total de sete jogadores preocupados com um possível terceiro cartão amarelo. São os volantes Caio Alexandre e Jean Lucas, ex-Flamengo, o lateral-direito Santiago Arias, o arqueiro Marcos Felipe e o meia Thaciano, além dos reservas Carlos de Pena e Yago Felipe.
Relacionados
A lista de jogadores que vai ao jogo contra o Bahia ainda não veio à tona, mas assim como a escalação, é possível imaginar quem deve ir para o Nordeste. A equipe, afinal, não deve ter muitas diferenças dos últimos jogos, especialmente contra o Corinthians, quando Michael já havia retornado.
A única diferença é a provável volta de Carlinhos ao banco de reservas, já que o jogador não pode jogar na Copa do Brasil por já ter atuado na competição pelo Nova Iguaçu, na atual edição. O atacante ficou de fora, mas deve voltar a ser opção para Filipe Luís.
- Goleiros: Matheus Cunha e Rossi;
- Zagueiros: David Luiz, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Léo Pereira;
- Laterais: Wesley, Varela, Ayrton Lucas e Alex Sandro;
- Meias: Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta, Gerson, Matheus Gonçalves, Alcaraz, Allan, Lorran e Everton Araújo;
- Atacantes: Gonzalo Plata, Michael, Gabigol e Bruno Henrique.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Varela ‘bate o martelo’ sobre futuro no Flamengo em 2025
- Leila Pereira volta a acusar Gabigol de tentar usar Palmeiras ‘de trampolim’
- Notícias do Flamengo: Pitta, Fortaleza e Borussia
- Os detalhes da oferta de renovação que Gabigol recusou do Flamengo
- Flamengo prevê arrecadar R$ 60 milhões com inauguração do estádio