Nesta quarta-feira (17), o Flamengo perdeu para o São Paulo por 72 a 69 pelo terceiro jogo das semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB). Jogando fora de casa, o Orgulho da Nação fez mais um jogo muito ruim e sofre 3 a 0 na série contra o time paulista.
Com a derrota, o Flamengo está eliminado da principal competição do basquete nacional. As semifinais do NBB são definidas em melhor de cinco, ou seja, o time que vencer três jogos se classifica. Um dos favoritos à vaga na final, o Fla decepciona os torcedores ao cair para o São Paulo.
Leia mais: Gerson exalta trabalho de Sampaoli e projeta evolução do Flamengo
Além disso, a eliminação do Flamengo quebra incrível sequência de cinco temporadas consecutivas chegando à final do NBB. A última vez que aconteceu foi na temporada 2017/18, quando o Orgulho da Nação perdeu por 3 a 1 para o Mogi das Cruzes.
Ex-VP campeão do mundo pede reformulação no FlaBasquete
A eliminação do Flamengo rendeu comentário de Alexandra Póvoa, vice-presidente de Esportes Olímpicos quando o Orgulho da Nação empilhou taças do NBB e conquistou o Mundial no Rio de Janeiro. Na opinião de Póvoa, o atual diretor executivo de Esportes Olímpicos, Marcelo Vido, precisa ter autonomia para reformular o elenco.
“A derrota de hoje e na série decepcionam demais quem ama o basquete do Flamengo. Que deixem o Marcelo Vido trabalhar , sem que ninguém atrapalhe (sobretudo de cima), para uma reformulação total do elenco que, definitivamente, não deu liga. É hora de decisões racionais.”
Além disso, Póvoa comentou o sentimento de ver Marquinhos atuando com a camisa do São Paulo. Ídolo rubro-negro, o atleta deixou o clube na temporada de 2021 após não chegar a acordo financeiro para renovação.
“Sinto muito, é muito ruim ver o Marquinhos jogando contra. Por mim, estaria encerrando a carreira no Flamengo. Um grande time precisa, além de técnica e tática, de identificação com o clube. Pode não ser o mesmo jogador, mas deveria estar vestindo a camisa 11 do Flamengo”.
Como foi Flamengo x São Paulo pela semifinal do NBB
Precisando da vitória, o Flamengo iniciou o confronto com muita intensidade na defesa e no ataque. Como resultado, o São Paulo forçou muitos arremessos e não teve bom aproveitamento. Já o Fla contou com 10 pontos de Gabriel Jaú para terminar o primeiro período vencendo por 27 a 19.
Os primeiros minutos de segundo quarto certamente assustaram o torcedor o Flamengo. Afinal, o time fez apenas dois pontos nos primeiros quatro minutos e viu o adversário encostar no placar. O péssimo aproveitamento nos arremessos e a insistência nas bolas de três pontos fizeram o Flamengo ir para o intervalo perdendo por 39 a 38.
Assim como no segundo quarto, o Fla fez apenas 11 pontos durante os 10 minutos de terceiro período. Por sorte, o São Paulo também teve aproveitamento muito ruim e o jogo continuou com placar apertado. No entanto, o time do Flamengo apresentou os mesmos problemas que teve ao longo da a série e chega ao quarto decisivo perdendo por 54 a 49.
O Flamengo tentou e lutou ponto a ponto com o São Paulo pela vitória no jogo 3 das semifinais. Entretanto, o péssimo desempenho no segundo e no terceiro período prejudicaram muito a atuação do time. O Fla dá adeus ao NBB com derrota por 72 a 69.