Chegou o dia, Nação! Hoje o Flamengo enfrenta o Olimpia em partida decisiva pelas quartas de final da Libertadores. Quem avançar, enfrenta Fluminense ou Barcelona de Guayaquil nas semifinais. O Rubro-Negro chega ao jogo com uma boa vantagem após a vitória por 4 a 1 no Paraguai.
Para passar de fase, O Mais Querido pode perder até por 3 a 0, além de contar com qualquer empate. Com o calor da torcida que vai até o Mané Garrincha, os comandados por Renato Gaúcho têm tudo para fazer uma grande partida e dar mais um passo rumo a Glória Eterna.
Como chegam os times para a decisão
Os dois times chegam em momentos totalmente opostos para esta partida. Apesar da derrota para o Internacional, o Flamengo vem em boa fase e de bem com o torcedor. Desde a chegada de Renato Gaúcho, foram 9 vitórias em 10 jogos e incríveis 31 gols marcados. Com jogadores crescendo de produção, o Fla vive seu melhor momento na temporada.
Já o Olimpia vive uma grande crise. O time paraguaio vem em uma sequência de quatro derrotas seguidas e acabou demitindo o seu treinador Sergio Orteman. O uruguaio esteve sob comando do clube em apenas 24 jogos com 11 vitórias, 3 empates e 10 derrotas.
Entretanto, o Olimpia fez um movimento rápido e anunciou Enrique “Kike” Landaia como novo treinador. Carregando o grande peso de tentar tirar o clube paraguaio da crise, o comandante já estreia nesta quarta-feira contra o Flamengo.
Além da troca de treinador, o clube paraguaio também anunciou a saída de Isidro Pitta, que vai jogar no Huesca da Espanha.
Retrospecto do confronto
No retrospecto geral do confronto, o Flamengo leva pequena vantagem. Foram quinze jogos entre as equipes com seis vitórias para o Flamengo, cinco empates e quatro derrotas. Como mandante, o Rubro-Negro nunca perdeu para o clube paraguaio.
Veja mais: Flamengo acerta com Thiago Mendes, afirma jornalista; valores impressionam
Pela Libertadores, o Flamengo conquistou sua primeira vitória sobre os paraguaios na última quarta-feira. Antes disso, haviam sido seis jogos com quatro empates e duas vitórias.
No geral, foram quarenta e três gols marcados na história do confronto, sendo vinte e quatro do Fla e dezenove do Olimpia.
O clima das equipes para o jogo
O clima para a partida deve ser tenso. Mesmo com o grande placar da primeira partida, o Flamengo mantém cautela e leva o jogo com seriedade. Após a vitória na semana passada, Gabigol disse que é importante se concentrar para sacramentar a classificação.
– Eu gosto muito de Libertadores. Sempre são noites especiais. Importante a vitória, mas também estou feliz pelos gols. Então creio que foi uma boa vantagem, mas ainda tem mais um jogo e vai ser muito importante sacramentar em casa – disse.
Já no lado do Olimpia, Roque Santa Cruz, principal jogador da equipe, falou em clima de ‘guerra’ e declarou que a equipe do Olimpia irá lutar até o final.
– Tivemos ocasiões em que poderíamos ter finalizado melhor. Há muita qualidade em nossa equipe. Podíamos ter marcado ou terminado melhor algumas jogadas. A verdade é que continuaremos até o último minuto dando guerra – declarou Roque.
O clima também pode ser quente por conta da lance acidental entre Arrascaeta e Salazar. O lateral do Olimpia acabou levando a pior e teve um traumatismo craniano. O presidente do clube paraguaio não deixou barato e deu declarações fortíssimas sobre o ocorrido.
– Neste momento, o departamento técnico está juntando um material, tentando ser o mais objetivo possível neste tema. Por sorte, há tecnologia, há filmagens, e vamos enviar com uma nota de protesto. Queremos fazer de forma profissional. Estou enojado. Nós sabíamos que jogaríamos contra uma grande equipe, uma das melhores do continente, mas a arbitragem é uma vergonha – disparou Miguel Brunotte.
O dirigente também criticou Arrascaeta e disse que o uruguaio deveria ser preso.
– Houve três ou quatro ações que vão te afetando e que tiveram uma forte incidência na equipe e no resultado. Incrível a ação do árbitro, que não expulsou o jogador diretamente. Arrascaeta deveria ter sido preso. Mas ainda deu a falta para o Flamengo – finalizou.
Equipe de arbitragem
O duelo decisivo entre Flamengo x Olimpia, válido pelas quartas de final da Libertadores, terá um árbitro experiente. Trata-se de Jesús Valenzuela, árbitro venezuelano, que está no quadro FIFA desde 2013. Ao seu lado, estarão seus conterrâneos Tulio Moreno e Lubin Torrealba. Na sala de vídeo (VAR), o colombiano John Ospina lidera a equipe.
O árbitro esteve em seis jogos de Libertadores na atual temporada, incluindo o polêmico confronto entre River Plate e Atlético Mineiro. Apesar da vitória, os torcedores do time brasileiro ficaram na bronca com o VAR e com o juiz, que acabou expulsando Nacho Fernandez.
No entanto, o Atlético-MG recorreu com um pedido formal à Conmebol em busca da anulação do cartão vermelho. Em seguida, a organização negou o pedido.
Transmissão de Flamengo x Olimpia
O jogo entre Flamengo e Olimpia terá transmissão da Fox Sports na TV fechada, porém, outra opção para os torcedores é acompanhar o jogo pelo Facebook Watch.
Para acompanhar pelo seu computador, basta acessar o site do Facebook e buscar pela página da Conmebol Libertadores. Para quem quer espelhar a imagem do celular na TV, é só baixar o aplicativo da rede social em seu smartphone e depois ir na aba “Watch”.
A bola rola para Flamengo e Olimpia às 19:15, horário de Brasília. Você acompanha tudo sobre a partida aqui no Mundo Rubro Negro.
Acompanhe Paulo Oliveira no Twitter