Após a classificação do Benfica para a fase de grupos da Uefa Champions League no início desta semana, Jorge Jesus foi perguntado por um repórter brasileiro na Holanda sobre o momento atual do Flamengo. Mister revelou que seguia acompanhando o clube, mas decretou que seria impossível Renato Gaúcho repetir os seus feitos no Mais Querido.
“Ele (Renato Gaúcho) nunca fará (uma história igual à sua no Flamengo). A pontuação que o Flamengo fez no Brasileirão e na Libertadores de 2019 não vai ter hipótese de ser alcançada. Ser campeão acho que ainda é possível, mas não vai fazer igual.”
Um dia depois, o Fla de Portaluppi goleou o Grêmio por 4 a 0 em Porto Alegre pela partida de ida das oitavas de finais da Copa do Brasil. No entanto, Renato evitou entrar em polêmica na coletiva.
“Acho que ele fez história, ganhou títulos com o grupo do Flamengo, está de parabéns. Sei da minha capacidade e tenho certeza que também vou fazer história no Flamengo. Mas me contrataram para trabalhar com o grupo e conquistar títulos. A resposta que tenho é ganhar títulos”.
Leia também: Preocupa? Flamengo atualiza situação clínica de Bruno Henrique
Por outro lado, ídolos do Flamengo saíram em defesa do atual técnico e criticaram Jesus.
‘Maestro’ Junior
“Foi uma declaração fora de hora e de contexto. Parece uma demonstração de soberba, de prepotência por parte do Jorge Jesus, que não precisa disso, pois já entrou na história do Flamengo. É um dos grandes treinadores, principalmente pelos resultados e a forma como o time jogava, que encantou todos nós. Renato tem um mérito muito grande nessa sua chegada, que foi resgatar um pouco do que aquele time fazia. Não consegue com a mesma assiduidade, mas os resultados são bastante favoráveis a ele, ainda mais agora que chegaram alguns reforços. Mesmo não conseguindo fazer o time jogar como o de 2019, comandado pelo Jesus, Renato tem plenas condições de fazer esse time campeão da Libertadores e campeão Mundial. E será que ele não vai ser considerado igual ou melhor, então, do que o Jorge Jesus? É essa a pergunta que fica no ar. Pergunte ao torcedor do Flamengo se Renato não vai estar, como diz o Bruno Henrique, em um patamar acima, caso ele conquiste esses títulos.”
Zico
“O futebol dá muita volta, tudo pode acontecer. Capacidade, qualidade, o Renato tem para, com esse time que tem na mão, conseguir todos os títulos que são possíveis de alcançar. Está bem perto não só da Libertadores como da Copa do Brasil e do Brasileiro. Na vida não se pode dizer que o outro não vai conseguir isso ou aquilo. Realmente, foi um feito muito grande que o Jorge Jesus conseguiu, mas outros podem conseguir também. Muitas vezes demora, às vezes não. O time está jogando muito bem, pode muito bem conseguir essas conquistas aí.”
Raul Plassmann
“O jogo (contra o Grêmio) mostrou que Renato pode (repetir a história de Jesus). O Renato “jogou” muito. Foi inteligente ao esperar terminar o primeiro tempo pra mexer no time, e, ao tirar o Arrascaeta, foi ousado como precisava ser. Mesmo com dez, não abriu mão de ganhar o jogo. O Jorge (Jesus) teria gritado muito nestas condições. O Renato preferiu pensar. Teve calma como deve ser quando se sabe que há recurso no banco.”
As declarações foram dadas ao site UOL.