A base do Fla tem estado em evidência e o clube Flamengo em mais um ponto crucial da temporada da equipe Sub-20. No domingo (28), às 15h (Horário de Brasília), o Mengão enfrenta o Corinthians pela semifinal do Brasileirão da categoria.
Vitor Zanelli, vice-presidente das categorias de base do Flamengo, falou em entrevista ao GE sobre o grande momento que vive a base flamenguista. Ele ressalta que faz parte do processo de trabalho do clube com a base, que passou a ter uma exigência maior com os jovens que atuam na base rubro-negra.
“Subimos nosso grau de exigência em relação aos atletas. A gente vê os resultados nas competições nacionais, se mantendo sempre entre os quatro melhores, o que demonstra que o nosso trabalho está sendo conduzido cada vez melhor,” declara Vitor.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
Vitor complementa sobre os processos com a base.
“Posso dizer que o aprimoramento dos nossos processos tem nos conduzido a uma evolução constante dentro do trabalho, resultando numa melhora de performance constante dos nossos atletas. Cada vez mais trabalhamos de forma específica para o desenvolvimento dos jogadores”, explica.
O mandatário ainda comenta sobre a captação de jogadores do clube, que o Mengo vem investindo forte com parcerias em praticamente todo território nacional em busca de jovens promessas.
“A gente trabalha para se manter no topo e conseguir essa sequência com recordes de títulos batendo anos após ano. Ter mais atletas de alto nível, ter uma busca constante pela excelência dos processos, investir cada vez mais na nossa área de captação, buscando atletas em comunidades de todos os cantos do Brasil, com um olhar ainda mais criterioso”, destaca.
Craque o Flamengo faz em casa
O lema é antigo, mas nunca fez tantos sentido. Nos últimos anos, o clube revelou uma boa leva de jogadores. Alguns estão se destacando em grandes clubes da Europa e outros ainda estão no Flamengo, mas atraindo o olhar de equipes estrangeiras.
Vinícius Júnior é o principal caso. O jovem surgiu no profissional em 2018, mas já estava vendido ao Real Madrid ainda na base do Fla. Na Espanham, já fez gol de título de Champions League. Lucas Paquetá surgiu junto do menino de São Gonçalo, mas foi para o Milan, onde não teve tanto sucesso. Hoje no Lyon, o atleta assumiu a camisa 10 e se destacou na França. Por isso, está indo para a Premier League, onde deve defender o West Ham.
Mesmo clube que está monitorando Lázaro. Ou melhor, um dos clubes. Revelação atual do Mengo, o jogador vem tendo mais espaço em 2022, principalmente com Dorival Júnior. Ele atrai interesse de grandes clubes ingleses. Victor Hugo é mais um a chamar atenção no Flamengo na temporada atual, assim como João Gomes, desejado pelo Lyon.