A perseguição a Vinícius Júnior na Espanha está saindo do controle e as autoridades devem tomar medidas. No entanto, a última coisa que acontece na La Liga são providências. Nesse sentido já há registros de dez casos de racismo contra o jovem brasileiro de 22 anos, sendo três arquivados. No SporTV, o ex-árbitro e comentarista de arbitragem PC Oliveira falou sobre o caso.
PC explica que em casos como esse, o juiz pode encerrar a partida. Esse é o terceiro passo que a arbitragem deve seguir, o encerramento. No entanto, apenas o primeiro foi aplicado: a paralisação. Mas o jogo voltou a acontecer oito minutos depois, mesmo sem clima, e uma nova confusão aconteceu, culminando na expulsão injusta e injustificável de Vinícius Júnior, joia que saiu do Mengão.
Leia Mais: Valencia afirma ter identificado racista e vai banir autor de ataques contra Vinícius Júnior
“No futebol especificamente, tivemos uma mudança importante no código disciplinar da Fifa, que a partir de 2019 prevê os passos que o árbitro deve seguir durante o jogo. Falamos sobre isso na semana passada aqui, no clássico Corinthians x São Paulo com o caso de homofobia. Os passos são os mesmos para o caso de racismo. É você paralisar o jogo, informar no sistema de som, depois paralisar o jogo, os jogadores podem ir para o vestiário. E o terceiro passo é encerrar a partida”, explica PC.
PC Oliveira faz comentário emocionando e mostra revolta contra racismo contra Vinícius Júnior
O comentarista mostrou comoção com o caso e afirma que o jogo deveria ter terminado. Além disso, questiona sobre o que precisa acontecer para que se leve o racismo a sério e os jogos realmente deixem de acontecer após casos assim.
“Esse terceiro passo, eu fico me perguntando o que precisa acontecer para chegar nele. Se os fatos do jogo entre Valencia e Real Madrid não configuraram esse terceiro passo que deve ser dado de encerrar a partida, eu me pergunto o que precisa ser feito. Será que vão ter que entrar em campo e algemar o jogador negro? Vão ter que entrar em campo de jogo e acorrentar um jogador negro? Será que vai ter que entrar em campo de jogo e chicotear um jogador negro para que se considere uma situação grave que leve ao encerramento da partida?
Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Fifa assume salário de Pedro, e Flamengo ainda exige indenização da CBF
- Desfalques e últimos jogos: como o Bahia chega contra o Flamengo
- Matheuzinho passa vergonha ao publicar sobre Corinthians x Flamengo
- Flamengo vem de 10 vitórias consecutivas contra o Bahia
- Palpites Bahia x Flamengo: placar, gols e candidato a brilhar