O Palmeiras, nesta terça-feira (28), anunciou o volante Richard Ríos como a primeira contratação para a temporada. O colombiano de 22 anos custou R$ 6 milhões por 60% dos direitos econômicos, com contrato até 2025. No vínculo, há a opção de renovar por mais um ano, além de adquirir mais 10% por R$ 1,5 milhão.
O Flamengo, vale lembrar, é detentor de 25% do jogador, sendo assim vai receber uma quantia pela transferência. O jovem, bem como, foi descoberto pelo Mais Querido em uma competição de seleções de futsal no Rio, posteriormente integrou o sub-20 rubro-negro.
Leia mais: Estreia do Fla na Libertadores é exclusiva da ESPN; veja onde e quando assistir jogos
Apesar de se destacar na base, Richard Ríos não conseguiu espaço no profissional, fazendo somente sete jogos. O colombiano, deste modo, foi de empréstimo para o Mazatlan, do México.
Em entrevista de apresentação à TV Palmeiras, o estrangeiro citou a ida ao futebol mexicano, mas não comentou sobre o Flamengo.
“Minha trajetória é um pouco atípica. Joguei futsal até os 18 anos e me destaquei com a Seleção Colombiana em um campeonato no Rio. Tive uma passagem curta pelo México e, voltando de lá, fui para o Guarani, joguei a Série B no ano passado e fiz uma boa campanha no Paulista deste ano. E agora estou aqui (no Palmeiras), feliz. A adaptação do futsal para o campo foi muito boa e tranquila, não precisei de muito tempo”, contou o novo reforço alviverde.
Sonho com a Libertadores e bastidores da negociação
O volante, além de falar da carreira, afirmou sonhar com a Libertadores e revelou surpresa com a estrutura do CT do Palmeiras.
“Todo jogador latino-americano sonha em jogar uma Libertadores, e eu não sou uma exceção. Tenho um sonho de jogar uma Libertadores. Vou ficar muito feliz, ainda mais, de jogar por um clube tão gigante”, disse antes de falar da estrutura.
“Feliz em estar em um clube tão gigante como é o Palmeiras, que vem se destacando muito nas competições nacionais e internacionais. Fiquei impressionado com a estrutura, te dá todo o suporte para ser um profissional de verdade”, se surpreendeu o jovem.
Richard Ríos, afinal, contou que sempre teve interesse em ir para o Palmeiras, mas que o carinho dos torcedores fez a diferença na negociação.
“Desde que chegaram os rumores de que o Palmeiras estava interessado, fiquei muito feliz. Depois começaram muitas mensagens e ligações. Não sei como, mas chegaram no meu telefone (risos). E esse carinho é sempre muito importante para o jogador se sentir acolhido. Senti um carinho muito grande”, finalizou.
Vale ressaltar, por fim, que o colombiano já enfrentou o Palmeiras pelo Flamengo, em seu terceiro jogo no profissional. Na ocasião, o Mais Querido não tinha jogadores suficiente da equipe principal devido à Covid-19, assim precisou usar os garotos da base no Brasileirão.