Os constantes ataques racistas contra Vinícius Júnior na Espanha repercutiram na mídia brasileira durante esta segunda-feira (22). Em participação no programa Estúdio I, da GloboNews, o jornalista Marcos Luca Valentim fez forte desabado sobre os casos.
De acordo com Marcos, Vini Jr deveria deixar o Real Madrid. O jornalista afirma entender o sonho do atleta de estar no maior clube do mundo, inspirar jovens e, além disso, não se deixar vencer pelos racistas. No entanto, diz que o jovem precisa bem mentalmente e os constantes ataques são um risco à saúde mental de Vini.
Leia mais: STJD denuncia Athletico-PR por caso de racismo contra torcedor do Flamengo
“Eu gostaria que o Vinícius ouvisse ou alguém falasse para ele sair de lá (Real Madrid). Ele não precisa passar por isso. É obvio que é o sonho dele e de vários garotos que se inspiram nele, jogar no maior clube do mundo, ser protagonista como ele é e fazer gol em final de Champions como ele fez”.
“Eu não acho que é vitória do racismo, o racismo vence a 23 minutos quando alguém parecido comigo é assassinado, vence quando alguém é preso de forma errada. Por exemplo, a maior taxa de suicídio no Brasil é entre jovens negros dessa faixa etária do Vinícius Júnior. Eu não acho que agora, neste presente momento, que ele tenha plena consciência da gravidade que é ele estar sozinho, nenhum órgão que está vendo acha que foi racismo. Então, ele continuar ali ou sair dali o racismo segue vencendo, a questão é: ele vai estar bem? Para lutar contra alguma coisa ele precisar estar bem”.
Vini Jr rebate novas desculpas de LaLiga sobre racismo
Em reposta às declarações que o racimos no Campeonato Espanhol “um caso extremamente pontual”, Vini publicou um vídeo em suas redes sociais. Nas imagens, mostra todos os casos de racismo que sofreu em partidas como visitante pelo Real Madrid.
“Não casos isolados, são episódios contínuos espalhados por várias cidades da Espanha (e até em um programa de televisão…. O problema é gravíssimo e comunicados não funcionam mais. Me culpar para justificar atos criminosos também não. Não é futebol, é inumano”, diz parte da postagem do atleta.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Estádio do Flamengo: Landim atribui eleição de Dunshee para construção acontecer
- Fla x Flu: Filipe Luís faz sua estreia em clássicos contra rival que mais puniu
- Sesc Flamengo perde para o Fluminense na final do Carioca
- Em coletiva, Dorival confirma Gerson como titular na Seleção
- Marcos Braz dispara: “O dia que eu voltar vai ser para ser campeão do mundo”